A Prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, confirmou o primeiro caso de morcego com raiva no município.  No dia 2 de outubro, um morcego insetívoro (que se alimenta de insetos) foi encontrado caído na grama, próximo ao Rio Acre, no bairro Boneca de Iguaçu. O animal foi retirado do chão por quem o encontrou — com os devidos cuidados, utilizando luvas e sacolas — e encaminhando para a UVZ. Lá, foram feitos exames de raiva cujo resultado foi positivo.

Secretaria identifica quarto morcego com raiva em Curitiba

Araucária confirma caso de morcego com o vírus da raiva

Secretaria de Saúde de Pinhais faz orientação sobre o perigo da raiva

Por conta da descoberta, uma ação de panfletagem, com o objetivo de conscientizar a população sobre cuidados necessários referentes a raiva transmitida por morcegos, foi realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de São José dos Pinhais na terça (10), no bairro Boneca do Iguaçu.

A raiva é uma doença grave e fatal. O vírus está presente na saliva de mamíferos infectados, sendo assim, a doença pode ser transmitida tanto por animais domésticos quanto silvestres. Por isso, a UVZ informa aos cidadãos que caso um morcego adentre sua residência ou seja encontrado nas imediações, vivo ou morto, é necessário entrar em contato com o órgão responsável (Unidade de Vigilância de Zoonoses) para que a situação seja avaliada e, caso necessário, o animal seja removido.

É importante lembrar que não se deve tentar capturar e de forma alguma tocar em um morcego, justamente pelo risco de transmissão. Se estiver no chão, é possível isolar o animal utilizando um balde com a boca virada para baixo. Os morcegos tem um papel biológico importante, tanto no controle de insetos quanto na disseminação de sementes. A maioria desses animais encontram-se saudáveis, por isso é necessário salientar que de maneiro alguma deve-se matá-los.

Animais domésticos — Manter seus animais de estimação vacinados anualmente contra raiva é de suma importância, mesmo os animais idosos e que não tenham acesso às ruas. Uma vez que os morcegos podem adentrar residências, o risco de contágio é grande. Cães e gatos têm hábitos de caça e, comumente, entram em contato com estes animais.

Na sede da Unidade de Vigilância de Zoonoses do Município, localizada na Rua José Nogueira, nº 406 — São Francisco, é possível vacinar seu bichinho de estimação gratuitamente contra a raiva. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (41) 3384-1228.