JOSÉ MARQUES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça de Minas Gerais determinou que o Estado divulgue informações sobre voos fretados pelo governador Fernando Pimentel (PT), que passaram a ser consideradas sigilosas durante o seu mandato.
A decisão, do juiz Michel Curi e Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública em Belo Horizonte, determina que o chefe do gabinete militar do governador libere informações sobre os voos realizados por Pimentel em 2015 junto à empresa Líder Táxi Aéreo, com data, trajeto, lista de passageiros e motivo.
O pedido à Justiça foi feito pelo deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT) e é uma das duas ações protocoladas na Justiça mineira após a Folha de S.Paulo revelar que o governo passou a entender que os voos do governador eram sigilosos.
A gestão Pimentel argumenta que, se divulgadas, as informações colocariam em risco a segurança do governador e da sua família.
“Não há falar-se em perigo à segurança do Senhor Governador, mormente quando se vê que as informações pleiteadas se referem a fatos pretéritos e a rotas traçadas no ano de 2015”, diz o juiz em sua decisão.
O governo de Minas, que diz se basear em decreto de 2012 para pedir o sigilo, vai recorrer.