A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), informa aos interessados que o prazo para reformas dos túmulos dos cemitérios Jardim Independência e Central antes do feriado de Finados é 25 de outubro. Mas antes da reforma é necessário solicitar autorização na Administração que fica no Cemitério Central. Já para limpeza e lavagem este prazo é estendido a 31 de outubro. Após Finados, as reformas só poderão ser retomadas a partir de 13 de novembro.

A Administração dos dois cemitérios públicos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. No caso dos cemitérios particulares é preciso entrar em contato com os responsáveis para saber os prazos. Um alerta vale para todos os casos: evite deixar nos túmulos vasos e outros materiais que possam acumular água. Com a proximidade do verão, a combinação de tempo quente e água favorece a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da febre amarela, dengue, zika e chikungunya.

Abandono – O Código de Obras e Posturas do Município (lei nº 2159/2010) trata, nos artigos 325 a 329, especificamente sobre as sepulturas em estado de abandono. Os artigos destacam a obrigação dos concessionários (quem adquire o direito a usar o túmulo para a sua família) em realizar a limpeza, conservação e reparo. A Prefeitura pode notificar o responsável, dentro de um prazo estipulado, a realizar o serviço necessário. Em caso de descumprimento, o artigo 329 prevê que o túmulo pode voltar a ser de posse da Prefeitura, que pode retirar os restos mortais nele contidos e destiná-los ao ossário.

Mais informações: (41)3901-5227 (Administração)