WALTER PORTO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Folha de S.Paulo realiza, em parceria com a Mostra, uma série de debates para discutir o cinema como arte, indústria e nicho de mercado.
O 1º Fórum Mostra-Folha acontece entre os dias 25 e 27. A abertura do evento, porém, será nesta quinta (19), com um encontro com Ai Weiwei.
O artista chinês conversa com o curador Marcello Dantas e o público presente à sessão da Mostra de seu filme “Human Flow – Não Existe Lar se Não Há para Onde Ir”.
O documentário será exibido às 19h no Cinearte 1 (av. Paulista, 2.073). A mediação do encontro será de Mario Cesar Carvalho, repórter especial da Folha de S.Paulo.
Cada dia do fórum terá um eixo temático: o primeiro discutirá a linguagem cinematográfica; o segundo, o mercado e o financiamento público de obras audiovisuais; e o último, temas contemporâneos, como a representação de minorias e a regulação para vídeo sob demanda.
“A Mostra é um lugar para se ver cinema e também tem que ser um local onde se pense o cinema”, afirma Renata de Almeida, diretora do festival. “E esse era o ano para fazer isso, porque estão em pauta muitas discussões cruciais para o audiovisual.”
O fórum acontece no Itaú Cultural (av. Paulista, 149) e tem entrada gratuita, sem necessidade de inscrições.