SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O projeto Inserção Juvenil na Economia Digital irá formar crianças e jovens do programa AABB Comunidade em 20 cidades do país, inicialmente como piloto.
Conduzido pelo Instituto Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), a iniciativa terá dois anos e será dividida em três etapas. A primeira é para realizar um estudo exploratório, para que seja possível tornar o modelo disseminado no Brasil todo.
A validação será concentrada na região Nordeste, com a formação de educadores (presencial e on-line). Em seguida, será feita a replicação deste aprendizado com os educandos acompanhados por mentores do Cesar. Ao final, será elaborado um exercício de inserção socioprodutiva com os jovens, no contexto de arranjos produtivos locais.
Terminado o primeiro ano, será feita uma avaliação para possíveis ajustes para o modelo ser colocado em prática na região Sul, seguindo o mesmo roteiro de formação de educadores, educandos e exercício de inserção socioprodutiva.
A assinatura do convênio entre a FBB, que lidera o AABB Comunidade em parceria com a Fenabb, e o Cesar ocorreu durante a abertura do 3º Encontro Nacional de AABBs, realizado na quinta-feira (12), em Brasília.
*
Veja abaixo a lista das 20 cidades que irão receber o projeto piloto.
Arapiraca (AL)
Brumado (BA)
Capinzal (SC)
Coronel Vivida (PR)
Currais Novos (RN)
Garanhuns (PE)
Ijuí (RS)
Marau (RS)
Nonoai (RS)
Patos (PB)
Porto da Folha (SE)
Quixeramobim (CE)
Tauá (CE)
Salvador (BA)
Santa Bárbara do Sul (RS)
São Miguel do Oeste (SC)
São Tepé (RS)
Tapejara (RS)
Tenente Portela (RS)
Timbaúba (PE)