SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A China vai aprofundar as reformas econômicas e financeiras e ampliar a abertura para a participação de investidores estrangeiros, sem deixar de investir em empresas estatais, disse o presidente Xi Jinping nesta quarta-feira (18).
Em seu discurso na abertura no Congresso Nacional do Partido Comunista, ele prometeu construir um “país de sociedade moderna” mais aberto para o mundo.
Xi deixou claro que não existem planos de reforma política, mas disse que o desenvolvimento chinês entrou em uma “nova era”, frase que usou 36 vezes durante o discurso de quase três horas e meia.
“Com décadas de trabalho duro, o socialismo com características chinesas cruzou a fronteira para uma nova era”, afirmou. Ele defendeu que o crescimento do país precisa ser mais sustentável.
Para isso, o presidente anunciou que o governo vai ampliar o acesso a seu setor de serviços e irá aprofundar uma reforma da taxa de câmbio e do sistema financeiro.
Com isso, Xi quer permitir que o mercado tenha mais liberdade para decidir em quais setores vai investir no país.
“As portas da China não serão fechadas, elas serão ainda mais abertas”, disse ele, durante o pronunciamento feito no Grande Salão do Povo, na capital, Pequim.
Segundo Xi, o governo também vai “retirar regras e práticas que impedem um mercado único e uma concorrência leal, vai dar suporte ao desenvolvimento de empresas privadas e estimular a vitalidade de todos os tipos de entidades do mercado”.
Apesar disso, Xi defendeu a importância das empresas estatais e prometeu investir para aumentar sua eficiência.
Durante o primeiro mandato de Xi como presidente —entre 2013 e 2017—, a China decepcionou muitos dos que esperavam que a nação adotasse reformas mais favoráveis ao mercado, especialmente em seu setor estatal, onerado por dívidas.
“Se Xi conseguir o mandato político que se espera do congresso, minha esperança é que as reformas do setor estatal realmente sejam feitas”, disse Damien Ma, membro e diretor-associado do Instituto Paulson, no Reuters Global Markets Forum.
PODER
Além da economia, Xi também adotou um tom nacionalista em sua fala. Ele disse que o partido deve ser a primeira linha de combate na segurança do país e deve servir como guia moral.
O congresso do Partido Comunista ocorre a cada cinco anos e dura uma semana.
Durante o encontro, a sigla vai escolher os novos membros do Comitê Permanente do Politburo, que governará uma população de 1,4 bilhão de pessoas pelo próximo quinquênio —Xi e o primeiro-ministro, Li Keqiang, devem permanecer no órgão.
Assim, o congresso representa uma oportunidade para o presidente consolidar seu controle. Visto como o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-tung, Xi pode se manter no poder para além de 2022, quando o próximo congresso acontece.