SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Danielle Darrieux morreu nesta terça-feira (17), aos 100 anos, na França. Ela estava em casa e seu estado de saúde “havia piorado recentemente, após uma queda”, afirmou à “AFP” Jacques Jenvrin, seu companheiro.
A atriz francesa trabalhou em Hollywood e na Broadway. Darrieux iniciou sua carreira aos 14 anos com o filme “Le Bal” (1931), dirigido por Wilhelm Thiele, e estrelou centenas de filmes desde então.
Ela participou de “Cinco Dedos” (1952), de Joseph Mankiewicz, e interpretou a rainha da Espanha em “Entre o Amor e o Trono” (1948), de Pierre Billon, além de ter integrado o elenco de “Duas Garotas Românticas” (1967), de Jacques Demy.
Mais recentemente apareceu em “8 Mulheres” (2002), de François Ozon, e em 2007 emprestou sua voz para a animação indicada ao Oscar “Persépolis”.
Darrieux se casou três vezes: com o cineasta Henri Decoin, o milionário Porfirio Rubirosa e o roteirista Georges Mitsinkidès, com quem adotou um filho, Mathieu, que morreu pouco depois do marido.