Que tem algo de errado com o Brasil todo mundo sabe. Mas agora a coisa chegou a um nível em que é rir para não chorar.

Nesta semana, a imprensa internacional repercutiu sobre o alimento processado desenvolvido em São Paulo como parte da política municipal de combate à fome. O tom, porém, foi ácido, com jornais estrangeiros chamando a farinata apresentada pelo prefeito João Doria de “comida de cachorro”.

De acordo com o jornal mexicano “El Universal”, o apelido de “comida de perro” (comida de cachorro) se deve ao formato do alimento, de pequenas bolas.

Já o jornal britânico “The Guardian” destacou a decisão de o Ministério Público investigar o uso do alimento. “nutricionistas atacaram o plano [de usar a farinata] alegando que ninguém sabe exatamente do que ela é feita –ou mesmo se é seguro consumi-la”, escreve a publicação inglesa, que também compara o alimento à ração canina.

Saindo da esfera municipal para a federal, neste sábado (21) foi vez de Michel Temer assinar um decreto dando 60% de desconto em multas por crimes contra o meio ambiente. O perdão será dado aos infrators que optarem por converter a penalidade financeira em serviços ambientais, informa o Ministério do Meio Ambiente.

Com o perdão de mais da metade do valor das multas, o presidente peemedebista espera agradar a bancada ruralista da Câmara dos Deputados, que nesta semana decide seu futuro ao votar a segunda denúncia criminal apresentada contra Temer.

Na semana passada, os ruralistas já haviam comemorado uma portaria que dificulta a comprovação de trabalho escravo, publicado pelo governo Temer no dia 16.