Ao somar 103.730 unidades financiadas no terceiro trimestre do ano, o Paraná manteve a liderança no volume de financiamentos de veículos novos e usados da região Sul. Já no ranking nacional, o estado ocupa a terceira posição, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados. 

O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBOVESPA, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina. A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas. 

A categoria de automóveis leves totalizou 88.351 unidades vendidas a crédito de julho a setembro, avanço de 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, foram financiadas 9.711 motos. 

O Sul possui o segundo maior volume de financiamentos de veículos em todo o Brasil. No terceiro trimestre do ano, a região acumulou 271.979 vendas de veículos a crédito, aumento de 12,3% em relação ao mesmo período de 2016. Deste total, os automóveis leves foram responsáveis por 87% das negociações, somando 236.196 unidades financiadas.  

O total de veículos financiados no Brasil no terceiro trimestre do ano somou 1.309.628 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, aumento de 12,2% em relação ao mesmo período de 2016. Desse total, as vendas a crédito de veículos novos atingiram 469.680 unidades, enquanto os usados chegaram a 839.948.