O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de óbito e incapacidade no mundo. Pode acontecer com qualquer pessoa, não importa a idade. A partir dessa observação, profissionais do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) estarão no Mercado Municipal de Curitiba, neste sábado, para auxiliar a população no Dia Mundial do AVC (comemorado no dia 29).

A equipe fará a mensuração da Pressão Arterial e entregará folhetos informativos; além dos médicos, estudantes de Medicina da UFPR também vão orientar os participantes.

A partir de mudanças individuais, defendendo políticas locais e globais para melhorar a saúde da população, todos nós podemos fazer algo para evitar um AVC, afirma a neurologista do Complexo HC Viviane Flumignan Zétola, coordenadora do Grupo de Doenças Cerebrovasculares da instituição.

Durante o mês de outubro, funcionários do Serviço de Neurologia do HC e acadêmicos assistiram a palestras sobre quais medidas tomar diante de um AVC, dividiram-se entre três colégios da capital paranaense para apresentar questionamentos a alunos do ensino médio e promoveram ações com idosos e cuidadores no Hospital.