Ontem foi o dia o Dia Nacional do Livro. E Curitiba tem muito o que (e onde) comemorar a data. É que a capital paranaense é a campeã em número de bibliotecas públicas por 100 mil habitantes entre todas as capitais do país, com índice de 4,34. Além disso, a vantagem com relação ao segundo colocado é grande: Rio Branco, capital do Acre, tem índice de 2,6 bibliotecas para cada grupo de cem mil habitantes, uma diferença de 66,9%.
O levantamento, feito com base no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), do Ministério da Cultura, revela que existem 83 bibliotecas públicas municipais, estaduais e federais em Curitiba. Desde 2015, quando a cidade contava com 55 instituições desse tipo, o número cresceu 50,9%.
Dessas instituições, a maioria (81,9%) pertencem à esfera municipal, com especial destaque às 13 Casas de Leitura mantidas pela Fundação Cultural e que fazem parte do programa Curitiba Lê, cujo acervo se diferencia das demais bibliotecas por terem uma preocupação social em mudar o quadro de interesse em leitura da população por meio de ações específicas.
A esfera estadual, por sua vez, mantém a maior e mais antiga biblioteca da região, a Biblioteca Pública do Paraná, que neste ano completou 160 anos. Em sua atual sede, na região central da cidade e onde está instalada desde 1954, a instituição possui mais de 700 mil itens de material impresso, entre livros de literatura, leis, registros científicos, jornalísticos e de pesquisa. Considerado o estado inteiro, o número de bibliotecas públicas chega a 553, o terceiro maior do país em números absolutos, atrás apenas de São Paulo (1.084) e Rio Grande do Sul (581). O índice paranaense, porém, é positivo: 4,88.

Em número absolutos, só São Paulo e Rio de Janeiro estão na frente
No Brasil, apenas duas capitais possuem tantas bibliotecas quanto ou até mais do que Curitiba: Rio de Janeiro e São Paulo. Enquanto a capital carioca possui 83 bibliotecas públicas, a paulista conta com 196. A diferença, porém, é o tamanho da população. Enquanto Curitiba possui 1,9 milhão de habitantes, a capital carioca tem uma população estimada de 6,5 milhões e a paulista, de 12 milhões. Com isso, o índice para cada 100 mil habitantes nas duas capitais é de 1,27 e 1,62, respectivamente.
Festa Literária
No sábado, o Coral Infantojuvenil da Biblioteca Pública do Paraná — Cantateca — faz a apresentação de encerramento da primeira Festa Literária da Biblioteca (Flibi). O evento aconteceu no hall térreo.
A Festa Literária da Biblioteca aconteceu de 23 a 28 de outubro , e contou com programação variada, incluindo a presença de mais de 20 escritores, que participaram de palestras, bate-papos e lançamentos de livros.