Se o Coritiba luta mais uma vez contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro (cenário que se repete no Alto da Glória desde 2012), muito se deve a falta de qualidade do setor ofensivo do time paranaense.

Quarto pior ataque da competição, com apenas 32 gols marcados em 31 rodadas, o Coxa é também o segundo time que menos chuta a gol na Série A. Segundo dados do WhoScored, são 11,5 finalizações por jogo, em média. Apenas o Avaí chuta menos contra a meta do adversário (10,7).

Tal dificuldade se deve principalmente a falta de qualidade na criação de jogadas – o técnico Marcelo Oliveira, inclusive, já reclamou em outras ocasiões da falta de um bom camisa 10 em seu elenco – Rafael Longuine e Alexander Baumjohann são as principáis opções para o treinador.

O time paranaense é um dos que tem mais dificuldade em conseguir fazer uma troca de passes terminar em finalização, com 7,6 “passes-chave” por jogo. No quesito passe curto, é o pior da competição, com 5,9 por partida.

A situação do time paranaense só não é pior por causa da qualidade da equipe na bola parada, especialmente por causa do lateral-esquerdo Thiago Carleto. O Coxa é o time que mais faz gols a partir de lances assim, com 18 tentos marcados a partir de lances de falta, escanteio ou pênalti. Chapecoense e São Paulo aparecem logo atrás, com 16.