SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com 14 atletas, o técnico Aleksandar Petrovic anunciou nesta terça-feira (7) sua lista final da seleção brasileira para as duas primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete. O retorno do pivô Anderson Varejão, 35, sem clube no momento, está confirmado. O jogador foi dispensado em fevereiro pelo Golden State Warriors e segue à espera de uma oferta da NBA que lhe agrade.

Os relatos passados à comissão técnica da seleção é de que o capixaba está em ótima forma física, ainda que sua falta de ritmo de jogo seja uma questão inevitável. Foram feitos dez cortes em relação à pré-convocação do croata, contratado no mês passado para liderar a equipe nacional rumo ao Mundial da China, em 2019.

O Brasil vai estrear contra o Chile, no dia 24, fora de casa, em Osorno. Depois, no dia 27, recebe a Venezuela no Rio de Janeiro, em partida agendada na Arena Carioca 1, localizada no Parque Olímpico. Para esses primeiros jogos, Petrovic demonstrou toda sua confiança no armador Yago, de apenas 18 anos e 1,76m de altura. Ele vai brigar por posição com os experientes Fúlvio, do Vasco, e Ricardo Fischer, do Bilbao, da Espanha.

Quarto armador relacionado pelo treinador croata, Marcelinho Huertas, titular da equipe nas últimas duas Olimpíadas, não tem presença garantida. Seu clube, o Baskonia, também da Espanha, participa da Euroliga. Até o momento, há um impasse entre os principais clubes europeus e a Fiba (Federação Internacional de Basquete).

A liga afirma que não vai ceder nenhum de seus atletas para as janelas das eliminatórias que forem realizadas durante seu calendário, acompanhando posição da NBA. Segundo a Folha apurou, CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e Huertas buscam sua liberação, mas o clube situado no País Basco faz jogo duro. Independentemente da apresentação do armador, a seleção viajará ao Chile com 13 atletas.

 

 

Confira a lista de 14 convocados:

ARMADORES
Fúlvio (Vasco) Marcelinho Huertas (Baskonia-ESP) Ricardo Fischer (Bilbao-ESP) Yago (Paulistano) ALAS Alex Garcia (Bauru) Jonathan (Paulistano) Léo Meindl (Franca) Marquinhos (Flamengo) Vitor Benite (Murcia-ESP)

ALAS/PIVÔS
Anderson Varejão (Sem clube) Augusto Lima (Besiktas) Lucas Dias (Paulistano) Lucas Mariano (Vasco) Rafael Hettsheimer (Bauru)