A neta do poeta Heitor Stockler de França, Vânia Ennes, prepara um acervo digital com fotos, crônicas e documentos para contar história do avô, que além de poeta foi jornalista e empresário. Para preparar o acervo, Vânia procurou uma empresa de Curitiba especializada, que faz a digitalização em scanner planetário, único que dava conta dos tamanhos dos livros sem danificar os originais. Também foi feita a catalogação e indexação das fotos e documentos. Ao todo, foram 2.500 páginas em crônicas e documentos históricos e 20 mil fotos da família, um trabalho minucioso.
O trabalho pretende mais do que preservar os originais: Vânia pretende compartilhar as preciosidades que tem nas mãos não só com familiares, mas também com o público, em um portal para consulta online que será mantido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
O vovô era muito caprichoso, deixou tudo organizado, senão não teríamos nada disso. Os documentos que tem aqui são preciosos, comenta a neta do poeta. O objetivo é deixar para a história mesmo. Estou escrevendo o livro da vida dele e vamos fazer um filme.
O livro, segundo Vânia, já está com quase 500 páginas e irá contar a história não apenas de Heitor, mas das famílias Stockler de França e Taborda Ribas. Nossa história se confunde com a história do Curitiba. Descendemos de Baltazar Carrasco dos Reis (bandeirante, um dos fundadores da Capital), então temos parte na Genealogia Paranaense, diz Vania. Cada criança da família que nascia davam de presente uma árvore genealógica. Então estou usando o que eles deixaram, só juntando o quebra-cabeça.
Fazer a digitalização do Acervo do Heitor Stockler foi um desafio prazeroso. O tempo de arquivamento aliado à fragilidade do papel, exigiram cuidado dobrado à nossa equipe, que sabia da importância na preservação do conteúdo para a família. Agora com os documentos digitalizados, fica muito mais fácil disseminar a sua história à sociedade sem prejudicar o suporte original, conta Rodrigo Setti, responsável pela digitalização do arquivo.
Quem foi
Heitor Stockler de França (Palmeira, 5 de novembro de 1888 — Curitiba, 11 de janeiro de 1975) foi um poeta, jornalista e empresário brasileiro. É um dos pioneiros da indústria paranaense e um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Também é o fundador da “Cadeira 36” da Academia Paranaense de Letras.