As universidades estaduais de Londrina, Maringá, de Ponta Grossa, do Centro-Oeste e do Oeste do Paraná possuem quatro cursos entre os melhores do Brasil. São os cursos de Agronomia, Medicina, Odontologia e Zootecnia. A avaliação foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). Foram avaliados bacharelados nas áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins. O trabalho envolveu 18 áreas e 4.300 cursos no triênio 2014, 2015 e 2016.

Na graduação em Agronomia, as universidades estaduais ficaram posicionadas entre as 50 melhores do país, levando em conta instituições públicas e privadas. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que alcançou nota 5 (conceito máximo) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), ocupa a terceira colocação de melhor instituição, seguida pela Universidade de Ponta Grossa (UEPG) em 12ª, e a de Londrina (UEL) em 18ª e a de Maringá (UEM) em 43ª. Foram avaliados 250 cursos de Agronomia.

ESTADUAL – No cenário estadual, a Unicentro também ficou em terceiro lugar, seguida pela UEPG entre as quatro melhores, UEL em 7ª e UEM fechando a lista das 10 universidades mais bem posicionadas.

A Unicentro apresentou uma posição bastante expressiva no conceito nacional, destacando diversos cursos entre os melhores. Tivemos um crescimento anual da instituição evidenciado pela conceituação dos cursos, destacou o reitor Aldo Bona. A universidade também conquistou o 24ª lugar em Nutrição no Brasil e a 2ª colocação entre as paranaenses.

ODONTOLOGIA – Outro curso que as universidades estaduais, tradicionalmente, apresentam boa classificação no cenário nacional é Odontologia. Na avaliação do MEC, a UEPG está entre as 10 melhores instituições para estudar no Brasil e a melhor no Paraná. A UEM vem logo em seguida em 15ª no ranking nacional e em 3ª entre as intuições do estado.

A Universidade estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também ganhou destaque em Odontologia, com conceito 4 no CPC, e figurou entre as 40 melhores universidades brasileiras e a sétima do estado.

Os cursos de Odontologia das nossas universidades, historicamente, se destacaram nas classificações do MEC. O trabalho realizado nessa e em outras áreas que foram avaliadas seguem o padrão exemplar de formação acadêmica que mantemos como meta na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, avaliou o secretário João Carlos Gomes.

OUTRAS ÁREAS – Entre os 90 cursos de Zootecnia ranqueados, três universidades compõem as 40 melhores do país. A UEPG aparece em 4ª lugar nacional e 1ª entre as paranaenses, acompanhada da UEL (14ª nacional e 3ª no estado) e Unioeste (36ª no Brasil e 5ª no Paraná).

As graduações em Medicina e Biomedicina nas estaduais, cursos concorridos, conquistaram boas posições entre os classificados. Das 177 universidades avaliadas em Medicina, a UEM aparece com o melhor curso no Paraná e o 11ª no Brasil. A UEPG também manteve boa colocação em 4ª lugar do estado e 31ª no ranking nacional.

Em Biomedicina UEM e UEL compõem o top 25 do MEC. A estadual de Maringá é a 15ª melhor do país e 3ª do estado e a UEL, criada nos anos 2000, é a 21ª do Brasil e 4ª classificada entre as universidades paranaenses.