A NASA anunciou que fará um importante comunicado à imprensa na próxima quinta-feira (14) para revelar uma nova descoberta relacionada à sonda/telescópio espacial Kepler, conhecido como o  caçador de planetas da agência norte-americana. O evento será transmitido em vídeo ao vivo pelo site da NASA e será feito em conjunto com a Google.

È que o Google está ajudando a processar os dados gerados pela sonda utilizando aprendizado de máquina, uma abordagem do campo da inteligência artificial. Há indícios de que o anúncio seja sobre um novo planeta e habitável. 

A sonda é a razão pela qual a ciência conhece tantos exoplanetas — planetas fora do Sistema Solar. Ele foi lançado em 2009 e, desde então vem colhendo dados sobre astros similares à Terra. Por conta disso, pesquisadores de hoje estimam que existe pelo menos um planeta orbitando cada estrela no espaço. Em outras palavras, eles são extremamente comuns.

A conferência será realizada pelo astrofísico diretor da NASA, Paul Hertz, e pelo líder em engenharia de software da Google, Christopher Shallu