Considerada a capital do Natal no Brasil, Curitiba vem se destacando a cada ano pelas inovações quando o assunto é comemoração natalina. Do tradicional coral do Palácio Avenida à iluminação no calçadão da Rua XV de Novembro, outro ponto importante da cidade vai contar com enfeites brilhosos, o Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná.

O presépio, produzido pelos próprios colaboradores da Companhia Paranaense de Energia (Copel), tem como matéria prima a sucata dos equipamentos que originalmente são utilizados pela estatal, como cabos elétricos, transformadores, varas de manobras, entre outros. A estrutura levou dois meses para ficar pronta teve o envolvimento de mais de 20 pessoas e fica exposta até dia 6 de janeiro de 2018.

O sistema de energia solar que dá luz ao projeto foi viabilizado por meio da parceria entre o Governo do Estado e a NHS, empresa paranaense especializada na fabricação de inversores para o sistema fotovotaicos (energia solar) e nobreaks.

De acordo com o engenheiro eletricista e especialista técnico comercial da unidade de energia solar da NHS Sistemas Eletrônicos, Francisco Bassfeld Pugnaloni, o projeto conta com oito módulos fotovoltaicos, quatro baterias e um inversor solar híbrido, este último é a grande novidade da empresa para o segmento de energia renovável para 2018.

Toda esta estrutura irá possibilitar o fornecimento de energia através dos módulos fotovoltaicos (painéis solares), além de carregar baterias que irão garantir autonomia de energia, inclusive em caso de falta dela, devido à possibilidade de uso da energia armazenada nestas baterias, comenta.