Tristeza e Alegria na Vida das Girafas, texto do português Tiago Rodrigues, traduzido para o francês e encenado pelo diretor Thomas Quillardet, com a companhia 8 Avril, é uma peça vista por meio dos olhos de uma criança de 9 anos. O mundo a partir da sensibilidade e consciência de alguém que ainda não endureceu, nem perdeu o ímpeto e o desejo de revolução a partir das pequenas coisas. O espetáculo estreia no Brasil na Mostra da 27ª edição do Festival de Curitiba, com apresentações nos dias 30 e 31 de março, às 21 horas, no Guairinha.

A produção conta a história de uma menina que atravessa a cidade de Lisboa em busca de uma única pessoa que pode ajudá-la: o primeiro ministro Pedro Passos Coelho. Autor e diretor tentam, com este espetáculo, interferir em nossa percepção e ideia da realidade social e política, bem como, no próprio teatro. Fazem parte do contexto, a crise econômica, a aventura heróica de um urso de pelúcia com tendência suicida chamado Judy Garland, o Discovery Channel, uma violinista que é só uma fotografia, um pantera negra, o dicionário escolar da editorial Sampaio, o cientista búlgaro ou dramaturgo russo Anton Tchekhov, e uma menina alta para a sua idade a quem a mãe chamava de girafa.

Mergulhado nas esperanças do imaginário infantil, o espetáculo mostra um medo do que as crianças pensam e a indignação do que os adultos fazem, de forma divertida e engraçada. Uma obra com dimensão poética e política que foi um dos maiores destaques da última edição do Festival de Avignon.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores 

O Festival de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pela Cielo, com patrocínio da Vivo, Denso do Brasil, Uninter, Copel Telecom, Sanepar, Governo do Estado,
Ebanx, Tradener Comercialização de Energia e GRASP. O aplicativo de mobilidade oficial do Festival de Curitiba é Uber.
Os eventos simultâneos – Guritiba, MishMash e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público.
O Guritiba é apresentado por Perkins Motores, Mili, Parati e Unimed Curitiba, com patrocínio da
Caterpillar e New Holland e apoio da Peróxidos do Brasil e Brose do Brasil.
O Grupo Boticário, este ano, apresenta o MishMash, evento que tem também o patrocínio da Schattdecor.
O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo, Havan, Sistema Fiep e Madero. E este ano, o segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio da Aveo Vision e da FH.
O Gastronomix, quermesse de alta gastronomia do Festival de Curitiba, por sua vez, tem o patrocínio da Melitta, com apoio da Lowçucar, Da Magrinha, Booking.com e conta ainda com a Oxford
Porcelanas como fornecedora da louça oficial do evento.
As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos

De Inverno Comunicação – Adriane Perin – 41 999021814 facebook.com/deinvernocomunicacao
A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo Festival de Curitiba 2018 e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda a sexta; no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller, de segunda a sábado, das 10h às 22h,
domingos e feriados das 14h às 20h.
O valor dos ingressos para os espetáculos da Mostra vai de gratuito a R$ 70,00 (inteira)
mais taxa administrativa.
Os preços para os espetáculos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da
taxa administrativa.
Clientes Ebanx têm desconto de 50% em espetáculos da Mostra e do Fringe.
O ingresso do MishMash custa R$ 40 (inteira) mais taxa administrativa.
O preço da entrada do Risorama é R$ 70 (inteira) mais taxa administrativa.
O Gastronomix, este ano, custa R$ 12 (não consumível) mais taxa administrativa.
O Guritiba custa R$40 (inteira) mais taxa administrativa.

FICHA TÉCNICA

Texto – Tiago Rodrigues;
Direção e Tradução – Thomas Quillardet;
Elenco – Maloue Fourdrinier, Marc Berman, Christophe Garcia, Jean-Toussaint Bernard;
Assistente de Direção – Claire Guièze;
Cenografia de Luz – Sylvie Mélis;
Cenário – Lisa Navarro;
Figurino – Frédéric Gigout;
Diretor de Palco – Titouan Lechevalier;
Técnica de Luz – Lauriane Duvignaud;
Técnico de Som – Damien Rottier;
Legendas: Thomas Quillardet;
Produção: BureauProduire / Cédric Andrieux et Claire Guièze
Ajuda: 8 avril
Coprodução – Le Théâtre-scène Nationale de St. Nazaire, Festival d`Avignon, Théâtre Paul
Eluard de Choisy, Théâtre Jean Arp à Clamart, Festival Terres de Paroles, Le Trident scène
nationale de Cherboung, La Coupe d`Or à Rochefort. Avec le soutien Du Ministère de la
Culture – DRAC, Ile de France et Du CNT, Texte traduit à l`initIative de France Culture, avec
le soutien de la Maison AntoiNe Vitez, centre international de la traduction théatrale.