20º

Para ser comissário de vôo, são várias as exigências

Há um bom número de pré-requisitos que precisam ser cumpridos pelos candidatos

17/01/08 às 00:00 - Atualizado às 10:19   |  Agência Estado
A carreira de comissário de vôo desperta o interesse de quem sonha em conhecer o mundo. Além da aura de glamour, o trabalho a bordo de um avião oferece vantagens como hospedar-se quase sempre em bons hotéis e ter contato com diferentes idiomas e culturas. Mas antes de decidir que passar o expediente voando de lá para cá é o que você quer fazer da vida, vale a pena saber que há um bom número de exigências e alguns pré-requisitos que precisam ser cumpridos pelos candidatos a uma carreira nas alturas.

É preciso ter entre 18 e 29 anos e o ensino médio completo. As mulheres devem ter altura entre 1,58 e 1,70 metro e os homens, entre 1,65 e 1,75 metro. O que pode parecer discriminação tem um objetivo bem prático. "Não é questão de estética, mas de desempenho profissional. Um comissário muito alto teria problemas para se locomover pela aeronave. E outro com 1,50 metro não alcançaria os compartimentos de bagagem de mão", diz Paulo Fernando Laux, diretor da Escola de Pilotos e Comissários de Vôo de Florianópolis.
[MAIS]
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) exige que o curso para formação de comissários tenha carga horária mínima de 138 horas-aula, o equivalente a quatro ou cinco meses de aulas diárias. As escolas são particulares - o programa completo custa a partir de R$ 1.800 - mas precisam estar credenciadas na Anac. No site www.anac.gov.br/educator é possível conferir se uma escola é credenciada.

Mais do que organizar o embarque e servir refeições, a função do comissário é a de um técnico de segurança. O que significa bem mais do que aquele conjunto de mímicas antes da decolagem, para ensinar a apertar o cinto de segurança e colocar a máscara de oxigênio. O currículo do curso inclui treinamentos nessa área, em primeiros socorros e em sobrevivência em ambientes inóspitos como florestas e na água. Além de informações sobre aviação civil no Brasil, meteorologia e dicas de marketing e apresentação pessoal - sim, etiqueta e maquiagem inclusive.

Com o certificado do curso em mãos, o candidato faz exame de saúde (que custa cerca R$ 300) e uma prova aplicada pela Anac (R$ 200). Se for aprovado com mais de 70% de aproveitamento pode se candidatar às vagas abertas em companhias aéreas.

As exigências não terminam aí. Contratado, o candidato passa por mais 27 horas de treinamento específico, teórico e prático, para aprender detalhes a respeito dos aviões nos quais vai trabalhar, e outras 15 horas de estágio em vôo. A última etapa é um exame prático aplicado por profissionais indicados pela Anac. Só então se for aprovado, pode solicitar a licença profissional de comissário de vôo.

Quer saber se vale a pena todo este trabalho? No Brasil, o piso salarial da função é de R$ 1.370. Mais informações no site da Anac.
Publicidade
159 Comentários
  • marianna 12/08/14 às 00:44
    Ai eu nem tenho chance não eu passei 6 centimetro que dó
  • Mariana 16/07/14 às 11:47
    Olha, acho que o primeiro passo para ser comissária é saber a diferença entre MAIS e MAS.
    Bom domínio do português é FUNDAMENTAL!
  • nadia rocha 13/07/14 às 21:47
    tenho 29 as chances sao grandes na area para ingressar na carreira
  • nadia rocha 13/07/14 às 21:47
    tenho 29 as chances sao grandes na area para ingressar na carreira
  • Karen Santos 15/05/14 às 18:12
    Adorei ameih muito ..
    Ainda eu realizar meus sonhos ...de ser
    Comessaria de Bordo ...muuuita fé em deus
    Lutar por meus objetivo e sucesso ....agente
    Lutando por isso vamos até o fim do mundo
    Para valorizar oq nois conquistamos
  • Sara 10/04/14 às 12:18
    Olá,
    Gostava de saber se como tenho problemas de coluna(torta), vai implicar que não seja aceite nas companhias aéreas?
    Obrigada
  • Paulo 02/04/14 às 15:38
    Ola tendo o curso de turismo ajuda muito no curriculo para comissario de bordo ,para entra na empresa.
  • Patriana silva 25/03/14 às 14:04
    uma pessoa com 30 anos tem 80 kl 170 alt. tem possibilidade ainda de fazer todo o curso e conseguir ser uma comissaria de bordo ?
  • rafael vilela 11/03/14 às 20:42
    tenho 87 kilos e minha altura e 1:75 posso ser comissario de voo
  • tati 19/02/14 às 19:28
    oi, queria saber se uma comissária de bordo pode ter dreads ?
  • Daniel Oliveira 11/02/14 às 16:41
    Saudações para todos,
    Sem dúvida o idioma inglês é fundamental na aviação, entretanto não podemos descuidar do nosso próprio idioma. A construção da frase corretamente indica este domínio, na bancada examinadora que vocês serão submetidos na cia aérea consta uma redação que ninguém lhe dirá que é ELIMINATÓRIA. E pelos erros ortográficos lamentáveis e primários visto nas indagações dos proponentes a tal investidura, penso que seja melhor rever sua(s) habilidades linguísticas no que tange sobretudo a língua portuguesa vigente na sua forma culta. Simpatia, bons modos, elegância, falar com suavidade e demonstrar firmeza ao mesmo tempo, são qualidades passíveis de se desenvolver dentro de um programa particular e próprio de melhoria pessoal, contínua e ininterrupta. Conhecimentos gerais é fator fundamental nessa hora, pois nunca se sabe qual tema será abordado! Outra preocupação vigente em reiteradas perguntas é quanto ao fator IDADE e ALTURA. Em hipótese alguma a idade avançada (30, 35, 40, 45...) é empecilho para iniciar o curso ( e consequentemente) a carreira. Todavia, ao candidato com mais idade (sutilmente) serão inqueridos o porque do tardio ingresso na carreira, pelas suas vivências particulares, buscas subjetivas e pretensões, sugere respostas sagazes e bem articuladas inerentes a cada um. Mas saiba que o simples fato de candidatos de 18 a 50 anos estarem em uma mesma sala almejando um mesmo sonho, dá aos mais 'velhos' (mais experientes) vantagens que só a experiência vivida oferece. E demonstra ao mesmo tempo que as cias aéreas estão com a mente aberta. Pasmem os mal informados que existem aeronaves voando no país - notadamente as regionais - com frota quase exclusiva de Fokker, isso implica em tripulação levemente mais baixa... quanto aos mais altinhos (1,92; 1,93; 1,94...) tenha certeza que uma carreira internacional lhe aguarda na Alemanha, Austrália, Bélgica... Não que o curso daqui valha por lá, mas vocês precisam ficar mais atentos aos aeroportos... observem os portes dos tripulantes e busquem a melhor maneira de se "mostrar"... contato com as cias aéreas do exterior é uma boa opção ( após ter feito o curso e sentido a área). É lastimável alguém que perguntou sobre a cor da pele, pelo amor de Deus! vc frequenta aeroportos? As etnias variadas da tripulação constituem a forma mais moderna das cias demonstrarem que são globalizadas, 'etc e tal'. Reconheço a supremacia da epiderme branca na tripulação em virtude sobretudo dos elevados custos que envolvem a formação, pois o fosso social que segrega os rendimentos da maioria branca X negra é grande, como todos sabemos, como ainda não foi atribuído cota, desconto ou alguma bonificação do governo nos cursos de formação em vistas de minimizar essa diferença franqueando a aspirantes negros(as) o ingresso ao curso com bolsa ou outro incentivo, ainda veremos a predominância branca por um bom tempo nessa profissão.
  • Manu almeida 31/01/14 às 01:46
    ola tenho 1,55 e 28 anos... Estou pensando em fazer o curso de comissaria de de voo. Mais estou vendo bastante sobre idade e altura,sera que vale a pena embarcar nessa aventura...
  • ligia lima de santama 17/01/14 às 14:26
    Gostaria de saber se eu teria chance ainda, hoje tenho 45 anos , 1,60al, 44kg e otima aparencia, com o inlgles nao atualizado mais se eu ter uma chance posso mostrar minha capacidade. Eu ja tenho o curso de comisária de voo ,más nao passei no Anarc, o que devo fazer agora gostaria muito dessa chace.
  • maria leticia 26/12/13 às 16:45
    Olá ! eu tenho 1,70 e eu queria ser muito aeromoça mais nos site só diz pode ser aeromoça com 1,58 é verdade ?
  • marcela 01/12/13 às 09:40
    tenho 1.50 de altura tenho 52k sou morena clara e sou casada tenho 32 anos tenho o primeiro anos do segundo grau sem chance ne
  • leticia 16/11/13 às 13:45
    tenho 1,70 eu consigo ser uma comissaria
  • Emille de Souza Leandrim 28/10/13 às 23:12
    olá meu nome é Emille gostaria de saber o por que é importante falar em inglês nessa profissão ?
  • Ademir Serra 28/10/13 às 14:30
    Gostaria de saber se eu teria chance ainda, hoje tenho 33 anos , 1,80al, 75kg e otima aparencia, com o inlgles nao atualizado mais se eu ter uma chance posso mostrar minha capacidade..
  • eduardo 25/10/13 às 14:16
    gostaria de saber se cor da pele influencia na contrataçao de alguma empresa.
  • Nathalia da silva 07/10/13 às 10:44
    Bom dia,meu nome é Nathalia da Silva,tenho 15 anos,estou sempre me informando sobre tudo de comissaria,é o meu sonho,muita gente principalmente pessoas proximas falem que isso é impossivel para mim,mais quando queremos alguma coisa se entregamos realmente de corpo e alma,estou estudando pesquisando na internet sobre tudo,postura,etiquetas,atendimentos,passar seguranças,aprendendo sobre primeiros socorros,tudo isto estudando em casa,mesmo sem condiçoes financeiras para fazer um bom curso de ingles,estou me esforçando no maximo nas aulas de ingles na escola,isto tudo é porque eu quero,eu quero tentar dar o meu melhor mesmo que todos estejam contra mim,apenas tenho que confiar em mim,nao ligar para opinião de ninguem,vou correr atras,me estudar e me esforçar no maximo. Então não deixe que o medo atrapalhe seus sonhos lutam ate o ultimo minuto,sempre confiando voçe na sua capacidade,eu sei que eu posso,eu quero eu confio,e o principal a base de tudo isto é DEUS sempre do seu lado,não desanima. Um forte abraço de Nathalia da silva
  • warlley 02/10/13 às 18:02
    Eu tenho 1.85 ,tem algum problema de se um comissário de bordo???
  • sabrina 27/09/13 às 12:12
    legal mas nao era isso q queria mas descobri varias coisas legais !!
  • Samara Claudino 20/08/13 às 13:10
    Olá meu nome é Samara, a minha dúvida seria referente a altura eu tenho 1,56 M isso me impediria de fazer o curso????
  • rosana miranda 17/08/13 às 03:01
    Oi pessoal do site,com 32 ou33 anos posso fazer o curso de comissaria.bejos.
  • GLEICE NEUBANER 12/08/13 às 19:56
    GENTE MEU SONHO ERA FAZER O CURSO DE COMISSARIA DE BORDO,,,DES AOS 23 ANOS QUE PENSAVA EM FAZER MAS AGORA O TEMPO FOI PASSANDO E FIZ 30 ESTE MES SERA QUE TENHO ALGUMA CHANCE DE FACER AINDA POR FAZER ALGUEM Q JA ESTA NESTA AREA OU JA FEZ O CURSO PODERIA ME EXPLICA SE VALE A PENA INDA PRA MIM... BJS
  • Diana 11/06/13 às 18:18
    Olá, tenho 31 anos fiz meu curso de comissária de bordo e agora só falta fazer a banca da anac..tbm sou técnica de Enfermagem e inglês intermediário...tenho confiança, mas as vezes penso se com essa idade tenho chance em alguma cia aérea?...
  • Camila 27/05/13 às 17:47
    Fiz o curso de cms, me arrependi, há 2 anos nunca fui chamada para entrevista, perca de tempo e dinheiro.
  • Elizangela Bonfim Ozorio 23/05/13 às 13:07
    tenho 32 anos e quero fazer o curso. Sera que tenho chance ainda ?
  • Valter 21/05/13 às 12:10
    Que coisa mais sem nexo, ilegal e antiga falar em limite de idade... tenho 46 e fui contratado para o cargo de comissário de voo aos 44. Não entendi! Poderiam até falar que é mais difícil depois dos 30 mais não impor limites e ofender as pessoas.
  • brinezza silver 21/05/13 às 10:53
    quantos anos leva a formação
  • ana de paula da silva 20/05/13 às 21:43
    acho um desrespeito à pessoa humana que passou dos trinta anos. muitas vezes essa faixa etária de idade , com suas experi^encias de vida poderia exercer com eficiência e simpatia este trabalho. isso é um grande preconceito,pois muitas das vezes antes dessa idade não tivemos oportunidade de fazer esse curso que fica caro, pois sou assalariada. Voei pela primeira vez neste último final de semana, sempre fui apaixonada por elas. fiquei encantada com a tripulação, porém jamais terei possibilidade de realizar este sonho, pois falta pouco para chegar aos 40 anos. Bem , esse é o nosso Brasil dando prioridade somente aos jovens. AH! Tbem so tenho 1,55 de altura, mais um descaso com os baixos e os muito altos. Talvez, quem já passou dessa idade não tem o direito de ser feliz, tbém não necessite de dinheiro para sobreviver. Olhem que sou bem simpática e não tenho cara de quase quarentona. Como não há outro jeito tenho que continuar sendo infeliz com o que trabalho e não sonhar mais em andar nas nuvens. Isso é que é deixar algém extremamente depressiva. Desculpem o desabafo
  • cidinha 12/05/13 às 11:23
    faco 30 anos esse mês posso ta fazendo o curso, e por que só ate os 29 anos.
  • Regina Célia Luchesi Braga 06/05/13 às 12:38
    ÓTIMAS INFORMAÇÕES
  • anita 30/04/13 às 17:29
    eu tenho 1,56 posso ser comissaria?
  • Nessa 12/04/13 às 13:44
    Eu tenho 1,62 isso atrapalharia?
  • Danielle 11/04/13 às 16:50
    adoreiiiiiiii
  • LENILDA 05/04/13 às 12:43
    depois de ler qe pra ser comisaria, tem que ter 29. eu fiquei um preocupada ja que tenho trinta e um quando eu terminar o curso mais sou uma pessoua QUE CONFIO EM DEUS E PELO QUE SEI; ELE É O DONO DA CAUSAS IMPOSIVES ENTAO SEI QUE ELE VAI MI COLOCAR NA TAM OU EM QUALQUER OUTRA COMPANHIA ASSM QUE EU TERMINAR PORQUE O MUNDO É DLE. E UDO O QE NELE HA SEI QUE VOU CHEGAR ELE MI EMPREGARA NUMA EMPRESA AERIA ,AINDA EM 2013.ESTOU FALANDO COM COMVICÇAO ;PORQE DEUS É DEUS. QUANDO O HOMEM DIZ NAO ELE DIZ SIM, E ASSIM SERA...... DEUFARA A EMPRESA MI DIZER SIM . VOU MOSTRA QUE DEUS EXISTE PRA MUITOS Q NAO ACREDIAM EM MI............
  • gleise tempa 15/02/13 às 15:03
    e um otima profissao
  • Ana Cristina Da Costa 31/01/13 às 13:22
    gostaria de fazer o curso mas não sei quanto custa .onde posso fazer em Curitiba.
  • luana 25/01/13 às 16:00
    Então uma mulher com 1,51 de altura pode esquecer a carreira?
  • suellem ramos da costa marinho 03/01/13 às 14:30
    Eu realmente sonhava em ser comissária de bordo, mais tenho 30 anos...não posso mais....
  • Patrick Oliveira 13/12/12 às 15:50
    Boa tarde, meu nome é Patrick me interessei em fazer o curso de comissário de bordo já faz algum tempo, mas comecei a fazer pesquisas sobre a area pra ter certeza se era realmente isso que eu queria. Nesse mês liguei para o Curso para pedir informaçoes e tudo mais, fiquei confuso com algo que fui informado, a secretaria do curso me informou que a altura máxima para homens é de 1,90 e eu ultrapasso, tenho 1,93, isso seria realmente um empecilho?
  • Paulo 30/11/12 às 00:23
    Nossa muito legal estou pesquisando mais sobre essa profissão e estou gostando muito.
    E estou pretendendo fazer o curso.
  • jose carlos de jesus santana 28/11/12 às 22:49
    significa dizer que para alguem com 37 anos ja não tem mais chance na area
  • amalia 27/11/12 às 15:13
    gostaria de saber se consigo trabalhar como comissária sem saber falar outro idioma?
  • Comissário Estevam 04/11/12 às 00:58
    Olá, pessoal! Vejo aqui muitas pessoas com medo de fazer o curso por ter "mais idade"! Idade não é nenhum empecilho para fazer o curso e nem para voar em uma c.i.a aérea. Tenho amigos tripulantes que ingressaram na aviação com 35, 40 e até 45 anos. O que vale é a postura, PAIXÃO pelo o que se faz. Ser comissario é saber lidar com a solidão dos familiares, o cansaço do dia-a-dia, as longas jornadas, e tudo isso com o humor e sorrisos impecáveis. Enfim, se querem seguir nessa profissão, corram atrás, estudem, se especializem. Aprendam línguas, principalmente o inglês! Sejam espontâneos, gentis... Quem sabe ainda não nos encontraremos nos saguões dos aeroportos e nas aeronaves.

    Boa sorte à todos!
  • Lisjane Arnoldo 28/09/12 às 11:47
    Tenho 38 anos e meu sonho era ser comissaria, iniciei o curso e so faltava a sobrevivencia, aí eu engravidei e tive que interromper passou 2anos quando iria retornar e engravidei novamente foi quando desisti de vez.
    Mas tenho este sonho e gostaria de voar como comissaria, mas vejo que a idade seria de 30 anos, será mesmo??
  • ellen 27/09/12 às 15:43
    olá, gostaria de saber se posso fazer o curso de comissária de voo sem saber falar inglês? são exigidos quantos idiomas?
  • Marciria Tavares 24/09/12 às 18:11
    Tem idade maxima para ingressar nessa carreira??
    Tem que falar mais de uma lingua??
    Moro em Belém do Pará, que escola seria a mais indicada para fazer o curso???
  • esther naves da silva 23/09/12 às 12:37
    adorei!!!!!!!!!!!!! estou me preparando para fazer o curso para ser uma comissaria de bordo e nao vejo a hora,tenho 17 anos,1,69 de altura,e peso 46 quilos dizem que tenho vocaçao entao estou esperando completar 18 anos para fazer o curso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Maria Tereza 19/09/12 às 23:32
    Gostaria de saber se tem uma idade minima e maxima para se comissária?
    Obg!
  • Mayara 19/09/12 às 21:44
    È obrigatório saber outras linguas?
  • cleo lopes 26/08/12 às 23:28
    olá tenho 21 anos e 1,54 de altura fico triste por saber da altura minima para engressar nessa carreira, porém quero saber se minhas chanses foram completamente eliminadas. aguardo resposta
  • Jeanne Délis 01/08/12 às 15:54
    Olá,gostaria de saber se a altura maxima é uma regra que pode eliminar uma candidata, ou apenas diminui as chances??? Na escola que me matriculei a altura max exigida é de 1.80 para mulheres.Tenho 24 anos, 1.80 de altura, começo esse mes o curso.

    Jeanne Délis
  • gabriel 19/07/12 às 13:59
    achei isso tudo otimo ensentivo para ser comissario , amo os comissarios ainda bem que exeste essa profiçao . toda vez que passa aviao aqui perto de casa eu corro para a janela so para ver ,, ja me machuquei com essa loucura kkkk, mas eu amo tudo tudo , tenho 15 anos ainda bem que falta so 3 anos para eu me engressar nessa aera !!
  • Mota 20/06/12 às 13:49
    Mota 19/06/12 às 13:50
    Olá gostaria de fazer o curso de comissário de bordo mas tenho 30 anos, posso?
  • artemiza 12/06/12 às 19:38
    0la gostaria muito de fazer o curso de comessario de voo mas gostaria de saber quanto custa o curso e se pode fazer nao tendo conhecimento em outras linguas so portugueis e apos o curso e dificio conseguir uma vaga e quanto e o salario.por favor estou aguardando sua resposta urgente.
  • Mariza 12/06/12 às 10:59
    Olá tenho 16 anos e 1,56 de altura gostaria muito de ser comissária de bordo mas não sei se tenho chances por causa de minha altura.
  • nilze maria julião 27/05/12 às 13:18
    Tenho 32 anos posso enviar meu curriculo paras empresas de aviação,oque vcs acham?
  • karen 25/05/12 às 11:39
    Olá...a minha dúvida é parecida com a de muitas pessoas,todos dizem que tenho perfil para a profissão,falo outro idioma,dedicada,não gosto de rotinas,porém tenho 30 anos,isso dificultaria a iniciação??Mesmo tendo competência e não aparentando a idade...aguardo resposta..obrigada!
  • Marcio Nascimento 20/05/12 às 13:35
    Olá gostaria de fazer o curso de comissário de bordo mas tenho 30 anos, posso?
  • Silvia 03/05/12 às 12:16
    Olá, gostaria de fazer o curso de comisaria de voo, mas tenho trita anos, isso serar um problema para encontrar emprego?
  • Alini 02/04/12 às 19:47
    Oi, meu nome é Alini tenho 17 anos, 1,61 de altura gostaria de saber se posso esta cursando ainda o curso de Inglês, quando for enviar meus curriculos, ou tenho que concluir o mesmo antes? Ou posso ter um nivel de conversação.
  • Caroline 01/04/12 às 01:29
    Oi, Meu Nome é Caroline, Tenho 16 anos, 1,57 de altura e Meu sonho é ser Comissária de Bordo. Eu Gostaria de Sabe se eu teria chances de seguir a carrera profisional com a Minha altura ? Obrigado.
  • Jheniffer 29/03/12 às 19:30
    oi, qro seguir essa profissão mais tenho mtas duvidas, como: a carga hraria é sempre a msma? é dificil conseguir escala internacional? ql é o máximo q um comissario consegue ganhar?
  • Ariane 18/03/12 às 18:42
    O valor dos exames está errado é de R$560,00, o valor da prova está correto é R$50,00 cada módulo total de R$200,00 ANAC.


  • antonio 10/03/12 às 11:14
    Olá,gostaria de tirar as duvidas referente a profissão de comissário de bordo,quem tem o cuso téc.seg.do trabalho e enfermagem do trabalho ajuda bastante nesta area,mas a dificuldade é a idade eu tenho
    38 anos,ai por favor pode me ajudar?
  • Jessica 22/02/12 às 08:59
    Olá, Tenho 15 anos, Sou Magra e Tenho uma ótima Postura para ser Comissaria de Bordo. Me interessei por essa profissão, porque ela se encaixa perfeitamente com os meus futuros Planos. Mas, algo me Preocupa. Tenho 15 anos e minha altura é de 1,56. Será que cresço mais? pois li que algumas empresas de avião exigem uma altura no minimo de 1,60. Eu desde criança gosto de inglês, e o básico ja sei. Se eu tiver todos os requisitos, menos a altura, tenho chances?
  • Rosely 18/02/12 às 13:13
    Olá,
    Tenho 27 anos e estou interessada em fazer o curso para comissária. Tenho espanhol fluente, mas não tenho inglês. Será que tenho chances de ser contratada? E se começar a estudar e adquirir o inglês básico, tenho chances? Obrigada.
  • talita figueiredo de farias 04/02/12 às 14:46
    acho que o salario deve corresponder com a mão de obra, o tempo de viagem.
  • adriana 24/01/12 às 09:05
    ola,tenho 26 anos estou cursando ingles,gostaria de saber se se posso fazer o curso de comissaria mesmo sem saber muito o ingles
  • claudia deveikis 23/01/12 às 21:21
    olá, estou com 39 anos, boa forma e aparento menos idade. gostaria de fazer o curso para comissário de bordo. posso? tenho chances para trabalhar? Se não , poso trabalhar nos aeroportos fazendo o que?
    obrigada.
  • Junior 09/01/12 às 01:01
    Olá pessoas, tudo bem com vocês ??
    Começo meu curso de Comissário agora em Fevereiro e vi que muita gente está com as mesmas dúvidas que eu estava antes de procurar o curso ... Então pessoal, em relação aos idiomas, SIM, é necessário você falar ao menos 2 idiomas, que quase todas empresas aéreas brasileiras obriga o candidato a ter isso no Currículo ! Eu só tinha o Inglês básico e fiquei meio com medo de entrar nessa área por conta disso também, porem não querendo fazer propaganda mais já fazendo, na escola de inglês WIZARD, eles têm um curso de inglês que se chama TOP ENGLISH, ele é um curso de inglês diferente dos outros pois com ele você tem aula todos os dias, que seria de Segunda a Sexta sendo 2 horas por dia ... Com esse curso, você terá um inglês fluente com aproximadamente 1 ano e meio enquanto que com o curso normal, que você faria 2 vezes por semana, você demoraria de 4 a 5 anos pra concluir o curso, pelo menos eu estou gostando muito do curso, e isso vai me ajudar bastante, pois vou terminar os dois cursos, que seria o Comissario e o de inglês quase juntos, porque irei fazer o curso de comissario aos domingos então o curso demora um pouco mais pra terminar ... Digo-lhe a todos que é um Curso bem complicado, e não acho que a idade atrapalha não, minha vizinha está com 39 anos, se formou á 2 anos em comissária e trabalha na GOL , basta você ter vontade de fazer o curso e se entregar de corpo e alma, é um curso que depende muito de você, eu por exemplo estou investindo todo meu sálario nesse curso, pago o Curso de comissario, o de inglês e agora comecei a fazer o curso de espanhol também, ultimamente ando ficando sem UM REAL na carteira, mas como tenho paixão pela aviação, estou disposto a investir todo o meu salario pra essa minha formação, e tenho certeza que nunca irei me arrepender disso ! É isso ai, espero que todos estejam corretos que essa é a profissão de suas vidas, e uma coisa que digo: Nunca escolhe uma profissão por salario e sim POR AMOR !
  • andressa 27/12/11 às 11:01
    por favor ,vcs podem tirar uma duvida com relação a idade .quais são a chance do comissario de bordo com mais de anos.
  • Dulce 17/12/11 às 18:49
    ola! tenho 32 anos, mas aparento menos, uso aparelho ortodontico e tenho 2 filhos (10/15 anos).
    queria fazer o curso agora em janeiro de 2012, mais tenho medo pela idade não conseguir ingressar no mercado de trabalho, pois fiz uma pesquisa em que uma mulher demorou 6 anos para conseguir o tao sonhado emprego.Sera q vale a pena, pois o curso nao é nem um pouquinho barato.Obg aguardo sua resposta o mais rapido possivel.
  • andressa 07/12/11 às 09:31
    tenho 30 anos , queria saber minhas chance para ser comissario de bordo?
  • ismael 27/11/11 às 20:47
    estou muito anciozo querendo entrar agora em janeiro 2012 de comissario de voo...tenho 35 anos e quero saber si tenho chance de que me aceitem como comissario de voo..por favor espero sua reposta..obrigado e boa noite
  • Adriane 21/11/11 às 12:20
    Olá, gostaria de fazer o curso de comisaria de voo, mas tenho trita anos, isso serar um problema para encontrar emprego?
  • jorge 01/11/11 às 10:56
    olá, gostaria de saber se existe uma média de idade para homens ingressar na carreira, por exemplo, tenho 28 anos e se iniciar o curso no termino terei por volta de 29, é facil de conseguir trabalho com essa idade nessa area???
    obrigado
  • sara 19/10/11 às 21:46
    quero muito fazer o curso mas so falo ingles o basico e sera que tenho chances de conseguir um emprego depois que terminar meu curso? preciso da sua resposta
  • Elisabete 08/10/11 às 22:54
    Olá tenho paixão pela aviação, gostaria muito de ser comissária de bordo, porém tenho 35 anos de idade embora não aparente, cheguei a fazer o curso de comissária mas não passei na Anac, acabei denxando de lado, porém esse meu desejo de ser comissária nunca passou, trabalho em uma cia Aérea. Gostaria de saber se tenho alguma chance de trabalhar como aeromoca devido a idade.
  • Bianca 07/10/11 às 10:40
    oi bom dia, me interessei muitoo pelo curso, queria muito poder voar mundo a fora. Mas será que até pra realizar este sonho a minha altura vai implicar??. não acreditoo !
  • ariane 24/08/11 às 20:44
    Realmente o curso é muito bom e promissor,gostariade saber se o ingles é materia do curso ou vc ja tem que ter ingles avançado?
  • comissario 18/08/11 às 23:36
    ola gostaria de sabe quais sao esses exames feitos de saude que ele exige.
  • Ariana Miranda Campos 14/08/11 às 19:08
    ola,preciso de mais detalhes sobre o curso de comissario de voo, a vaga seria indicado por voces mesmo? quero começar o curso começo do ano q vem como me escrevo?eu moro em balneario camboriu. aguardo respostas
  • Márcio 12/08/11 às 22:59
    Tenho um sonho de um dia ser um comissário de vôo tenho 31anos 175 de altura 2o grau completo e inglês básico conceguir um emprego em uma empresa aérea tam ,gostaria de saber see tenho chance de trabalar de comissario na mesma empresa
  • jane 08/08/11 às 11:06
    tenho 28 anos sou casada tenho 2 filhos e so tenho o ingles basico sempre tive vontade de ser uma comissaria de bordo sera que tenho chense com tosod essas pendencias
  • iris 21/07/11 às 19:32
    estou fazendo o curso de comissaria mas mas tenho 38 anos ainda tenho chance?
  • Railson Lopes da Silva 13/07/11 às 22:42
    Oi!!! Quero ser comissário de bordo, mas não tenho condições financeiras para faze o curso?
    Gostaria de saber qual é o local mais proximo para fazer o curso?
  • jussimar brito 08/07/11 às 01:11
    Ola me chamo jussimar Brito moro em campinas sp tenho 25 anos, estou muito feliz por estar na ultima etapa do meu curso de comissario de bordo, no momento estou me preparando pra fazer a banca da anc que apartir dessa prova estararei pronto a começar a voar, estou muito feliz mesmo e aconselho, aqueles que tem este sonho va em busca, procure fazer o curso e boa sorte...
  • leticia 09/06/11 às 18:20
    gostei muito, mas para fazer o curso vou ter que mudar de cidade, ganhamos alojamento ou algo assim?
  • marcia souza 18/05/11 às 18:08
    Tenho 32 anos vou fazer o curso tenho chance de ser contratada ou não pelas empresas aéreas meu inglês é o básico??
  • Suelen 28/04/11 às 17:26
    Olá, Adore a matéria pena ja ter ultrapassado a faixa etaria...tenho 30 anos será que vale a pena tentar?
  • Nayara dos Santos . 20/04/11 às 23:16
    Oi eu gostei muito! Tenho 15 anos e vou começar a fazer escola de avaliação civil .
  • Josiane 17/03/11 às 09:16
    oi!! sou Josiane e meu sonho é ser comissaria, mas ja tenho 31 anos. Ainda tenho chance? OBRIGADO!!
  • israel 07/03/11 às 00:19
    Bom gostei muito dessas informações!
  • Adriana 27/02/11 às 19:46
    Olá, preencho todos os requisitos nescessários para a profissão, mas tenho 37 anos. Acha que vale a pena?
  • Cristine Costa 24/02/11 às 10:38
    Olá, preencho todos os requisitos nescessários para a profissão, só tem um porém: Tenho 39 anos. Acha que vale a pena?
  • Marcelo Simas Eleodoro 24/02/11 às 01:57
    tenho 36 anos de idade sou garçom a 15 anos tenho etiquetas de sobra saude em boas condiçoes boa aparencia 1,77 de altura se bobear sou mais rapido doque um rapaz de 20 anos nao entendo essa discriminaçao no brazil quanto a desempenho isso o responsavel pelo voo e o chef quem vao avaliar
  • MARCIA REGINA PEDROSO 17/02/11 às 14:23
    GOSTARIA DE SABER SE A POSSIBILIDADES DE EU FAZER O CURSO POIS JA TENHO 37 ANOS MAS GRAÇAS A DEUS ESTOU BEM COM BOA FORMA AGUARDO RETORNO.
  • larissa 13/02/11 às 10:14
    quero saber se consigo se comisaria, mas o meu 2° sera concluido pelo supletivo, ainda assim tenho chance?
  • Felipe 06/02/11 às 04:22
    Estou entrando agora para a profissão. É bem bacana. Se quiserem postem suas dúvidas que eu responderei com prazer.
  • Dayane Silva 26/01/11 às 19:01
    Oi meu nome e Dayane Silva tenho 14 anos sou de Belém/PA . Tenho algumas dúvidas,uma delas e e preciso possuir curso de informática completo?.
    É preciso ser magra (eu sou magra!)?
    Qual é o salario de uma comisaria de bordo internacional?
    Os idiomas mais exigido é o Português perfeito,o Inglês e o Espanhol?
  • Marieli camargo de souza 19/01/11 às 23:55
    Tenho um centimetros a menos do necessario sera que ainda tenho chance d realizar meu sonho?
  • Camila 11/01/11 às 16:51
    qual o valor do curso?
    qual é o local de inscrição?
  • Elani Rocha 06/01/11 às 13:37
    qual é o valor do curso?
    qual o local de inscrição?
  • Marah 06/01/11 às 13:22
    Boa tarde,
    Percebi que há preconceito em relação a idade....qual o problema com as pessoas com mais de 30 anos? São incompetentes para a tal função?
  • creuza 04/01/11 às 15:42
    Conclui o curso na escola de aviação eacon. Fiz a prova pela anac, mas reprovei por duas vezes.
    Caso queira refazer a prova, tenho chance com 39 anos com apena o básico na lingua inglesa?
    Aguardo a resposta. Desde já obrigada.
  • Larissa 03/01/11 às 15:57
    Olá.! tenho apenas 15 anos..faço 16 anos em Agosto..quero muito ser aeromoça gostaria de saber se preciso entrar em algum curso agora ?
    Pelas coisas que li ,vi que tem que ter no mínimo 18 mas..não sei se tem que fazer algo antes..?algum curso não sei..sei que tenho que falar outras linguas..
    aguardo a resposta..muito obrigada
  • Messias Araújo 11/12/10 às 12:57
    Olá sou messias araujo de Belém do Pará,tipo vou começar meu curso de comissario de vôo no aeroclube do pará e não sei falar inglês só espanhol não perfeitamente será se vou ter vantagens en conseguir uma vaga pra comissario de vôo ao concluir o curso e depois de ter feito a prova da anac é isso obrigado...
  • Gabi 06/11/10 às 16:48
    Olá! Gostaria de saber o motivo da redução de chances de contratação de pessoas com mais de 30 anos para comissários de bordo. Em nenhuma fonte oficial li que existe limite de idade máxima, apenas mínima de 18 anos. Tenho 34, espanhol, inglês e alemão fluentes, curso superior e pós-graduação concluído. Quero muito investir na carreira de comissária de bordo, mas antes preciso tirar essa dúvida. Aguardo contato, obrigada.
  • Tati 04/11/10 às 17:49
    Oi... tenho 32 anos, mas aparento menos idade, boa aparencia e demais requisitos exigidos, mais pela idade não tenho certeza se as companias aéreas se interessariam pelo meu perfil. Li algumas matérias que dizem que idade não importa e outras que dizem que importa.
    Pode me esclarecer sobre o assunto? No aguardo... obrigada!
  • Keli Verônica 02/11/10 às 12:58
    Oi meu nome é Keli e tenho 34 anos, gostaria de saber porque a idade ´máxima pra fazer o curso é de 29 anos, pois tenho todos os requisitos exigidos, menos a idade e gostaria muito de fazer o curso......aguardo resposta......obrigada.
  • isabele 14/10/10 às 11:38
    Sou apaixonada por esta profissão adimiro muitooo.tenho 17 anos e estou a procura de um boa escola que possa me dar uma oportunidade de seguir a carreira de aeromoça meu sonho
  • marley 11/10/10 às 19:54
    tenho 41 anos, tenho boa aparencia, altura 1.62,tenho curso superior e pos graduacao , quero ingressar na carreira de comissaria.Sera que tenho chances. Estou no aguardo da resposta obrigado.
  • Emanuelli 05/10/10 às 15:29
    Pode-se ganhar bolsas desse curso?
  • Mirtz Tavares 27/09/10 às 16:50
    Olá,achei muito pratica a explicação. Me interessei ainda mais pela função. Preencho a todos os requisitos acima mencionados. Gostaria de receber mais informações.

    Desde já obrigada
    Mirtz
  • Dayanne 27/09/10 às 10:45
    É muito bom esse tipo de trabalho mais realmente o que precissa para se empregar tenho 16 anos queria muito ser Aero moça
  • DUVIDAS 21/09/10 às 22:37
    Boa noite!

    me chamo jailson Lobato , e moro em Belém/PA e gostaria de começar o curso de comissario de bordo , tenho 20 anos e merço 1,68 a dúvida que tenho é a seguinte quanto custa o valor total do curso ; grato pela atenção e Boa noite . :)
  • Thaís da Silva Ferreira 13/09/10 às 00:49
    Olá eu tenho 18 anos e 1,57 de altura e sonho em ser comissária de bordo. Mas a altura mínima é de 1,58 eu tanho alguma chance de fazer o curso e ser contratada por alguma agência?
  • sandro carvalho 17/08/10 às 09:24
    nao e o salario oferecido pelas empresas aereas que deve dispertar o interesse de ser comissario... , muito menos os belos hoteis do brasil e do exterior. A vocaçao e a chama que mantem acesa para sempre a vontade de sempre estar no ar. Quando os que desejam ser comissarios partem desse pricipio nao havera nada por mais ruim que seja que possa fazer desisti-los de ser comissarios.nao queira voar pelas vantagens que a profissao possa te dar mais sim porque vc simplesmente ama voar.
  • Nicole 16/08/10 às 14:44
    OI eu gostaria muito de fazer este curso,mas eu tenho 1,54 de altura ,eu posso fazer o curso?
  • paloma 09/08/10 às 19:19
    Eu tenho 16 anos,e estou na oitava série e quero um dia me tornar uma ´comissária de bórdo.
    Adoro pensar que vou um dia ver um avião de perto !
  • lucila santos de andrade 04/08/10 às 16:20
    tenho 30 anos 1,53 quero ingressar na carreira de comissaria de bordo, ainda tenho chance com essa idade obrigada.
  • wanderlea de oliveira 19/07/10 às 16:18
    tenho 36 anos e gostaria de saber se e possivel fazer curso com essa idade e se esse valor e parceledo ou nao obrigada
  • Thays 17/07/10 às 22:14
    olá!podia me informar se esse curso tem em Santarém no Pará,não tenho o curso de ingles,esse valor de 1800,00 é mensal durante o curso,aguardo uma resposta obrigada.
  • nádi 17/07/10 às 10:05
    existe alguma chance de mulheres com menos de 1,58 serem contratadas pelas companias aereas?
  • Amanda Franklin 07/06/10 às 16:21
    Adorei O Comentario pois meu sonho é ser comissaria! Gostaria Muito de conhecer uma comissaria e conversar mas com ela pois tenho muitas curiosidades sobre esse mundo por favor entre em contato comigo eu agradeço! pela atenção até mas Amanda Franklin!
  • Jackeline 30/05/10 às 12:53
    Tenho 33 anos e gostaria de ingressar na carreira de comissario de bordo.. Gostaria de saber se ainda tenho chances de fazer carreira. Obrigada
  • Juan Carlos 25/05/10 às 13:45
    eu tenho 17 anos ainda.. e quero ser cms!!! só q não tenho o ingles "ainda" é melhor fazer primeiro o ingles ou o curso de cms?
  • Mirian Porfirio 23/05/10 às 22:49
    OLà fiz o curso de comissaria de bordo, mas não consegui ainda meu CCF, pois fiz exames e fiquei resfriada no tempo, então venceu tudo, por onde começo di novo me ajudem meu sonho é ser comissaria de bordo.
  • wilma 11/05/10 às 18:10
    olá, tenho 1,56m gostaria de saber se tenho chance de ser contratada após o curso?
    obrigada
  • Matheus 10/05/10 às 14:56
    Olá ,
    Meu nome é Matheus Antonio e gostaria muito de exercer a profissão de comissário de bordo, porém tenho uma dúvida : o programa completo ( curso ) é R$ 1800 mensal?
  • lukas 04/05/10 às 19:07
    Eu tenho 15 anos é quero ser comissario de vôo
    E tenho uma pergunta alem do curso é da exigencia é preciso passar pela eronaltica e queria saber se existe muitos homes sendo comissario de vôo
    E se existe curso em AL
  • weslley 30/04/10 às 16:43
    gostaria de saber se existe este tipo de curso em altamira-pará.
  • Luana Garcia 17/04/10 às 15:02
    Gostaria de saber se tem o curso em Curitiba... E quando inicia ??/
  • Amilcar Quinhones 11/04/10 às 15:46
    Tenho 37 anos de idade,gostaria de saber se com a idade que tenho há possibilidade de fazer o curso de comissário de voo. E se as empresas aereas contratão profissionais com a minha idade.
    Agradeço a atenção e aguardo retorno.
    Att.
    Amilcar Quinhones.
  • Mayra 08/04/10 às 14:28
    olá eu gostaria de fazer o curso mais eu tenho1,73 e não tenho nenhum curso...mesmo assim eu quero fazer.teria como?
  • Camila 23/03/10 às 15:08
    Oi eu gostaria de saber se vocês tem esse curso no guaruja . E quanto custa ?
  • jael daniela 23/03/10 às 13:06
    eu gostaria muito de fazer essa formacao mas tenho 162.. tenho21anos sera k me vao aceitar no emprego
  • Gian 15/03/10 às 10:48
    olá, tenho 15 anos....fasso ingles e francês ... mas ainda com 15 anos eu ja tenho 1,82 :S será q eu tenho possibilidade de ser contratado??
  • luana vacholz 10/02/10 às 19:36
    quero muito ser comissário de bordo pretendo começar um curço de ingles agora que tenho 17 anos para ajudar na profissao será que util?
  • Barbara Regina 01/02/10 às 15:40
    oi eu tenho 12 anos e ja me decidi em ser comissaria de bordo
    e ja estou fazendo aulas de ingles
    e pretendo fazer espanhol qual o salario maximo de uma comissaria de bordo?
  • Leticia 30/01/10 às 17:20
    Tenho 15 anos mas ja me decidi em ser comissaria de bordo .Mas ainda tenhi algumas duvidas .
    A principal é : Assim que terminar o curso tenho certeza que serei empregada??
  • eline 26/01/10 às 12:51
    eu gostaria de saber,que mesmo sem o curso de idiomas,eu poderia fazer o curso de comissária,
    porque falo só o português,e se pra ser comissária é necessário saber quantas línguas,é exigido?
  • Daniela 19/01/10 às 23:14
    Gostaria de saber se uma comissaria de bordo tem tempo para a família, e como costuma ser o seu dia a dia.

    Tenho 15 anos, minha altura é 1,55, será que poderei trabalhar como comissaria?

  • tamires 15/01/10 às 17:15
    eu tenho 1,55 m será com um saltinhu eu não consigo atingir os pré requisitos?
  • Edilceia Souza Gonçalves 06/01/10 às 12:59
    Sou formada em Técnico em contabilidade,e cursei até a 4ª fase de jornalismo, tenho interesse em fazer o curso de comissária de vôo,mas atualmente tenho 32 anos,gostaria de saber se há alguma restrição referente a idade.
  • yssicka 28/12/09 às 14:56
    nao teno curso de ingles e nem espanhol mesmo assim posso ser contratada ? e quando eu for contratada posso estar fazendo um curso



  • gabriela de araujo 07/12/09 às 10:23
    Eu tenho 1,80metro,falo inglês,francês , espanhol e curso relações internacionais.Mesmo assim não poderia ser comissária de bordo porcausa da altura?
  • Maximiano da Silva Adão 02/12/09 às 16:21
    Gostaria muito de fazer esse curso de comissario de bordo,mas moro em santo Antonio da Patrulha RS. Qual a escola credenciada pela Anac mais próxima de minha cidade??obrigado
  • hevertron william de paula souza 24/10/09 às 17:18
    exelente o curso mas deve ser ben caro mais eu vou fazer esse curso pois acho que vale a pena
  • Lucas 05/10/09 às 20:41
    Quero muito ser um comissário de voo,tenho todos os requisitos para me candidatar,mas eu sou cardiopata congênito...Coloquei uma protese biologica e quero saber se mesmo assim eu posso ser um comissário de bordo!!!
  • TEXSSANDRO SILVA 28/09/09 às 17:06
    PRETENDIA ME DEDICAR A CARREIRA POIS ACHO PRECONCEITO NÃO PODER FAZER PORQUER A ALTURA MAXIMA EXIGIDA PARA COMISSARIO DE VOO HOMEM É DE 1,75 EU TENHO 1,85 M QUE PAIS É ESSE QUE NOS ESTAMO NÃO GOSTEI NADA DISSO SABER DESSA EXIGÊNCIA VOU TER QUE DIMINUIR 10 CM DA MINHA ALTURA?
  • DIJIANI 14/09/09 às 14:34
    Sim, mas apenas como uma comissária de bordo nacional (mas é bom que comece a fazer um curso de inglês rapido, pois poderá ser promovida a comissaria de bordo internacional).
  • Luciana 29/08/09 às 15:30
    Não tenho curso de inglês,ainda assim posso arrumar emprego como comissária de vôo?
  • Francisco angelo 26/08/09 às 19:21
    depois do 30 anos de idade não ha mais possibilidade de ser contratado
  • frantiesca siqueira 24/07/09 às 16:57
    tenho uma pergunta
    eu teria de fazer algum outro curso para trabalhar em voôs
    internacionals?
  • gerliane 24/07/09 às 12:41
    Tenho todos os requisitos para estar fazendo este curso, gosto de voar e tenho a altura e idade exigidas, é meu sonho no meio de tantos em ser Comissário(a) de Bordo, mas o que me desperta certo medo é que não tenho fluência em outras línguas, tenho apenas o básico do inglês, isso pode ser um problema para mim na hora de querer o emprego e ter de fazer a prova da anac, sei que há concorrentes fortes, isso em todas as aéras, principalmente as renomadas de grandes empresas, o que posso estar fazendo, se quero muito fazer este curso antes de qualquer coisa, à possibvilidades de eu conseguir um emprego mesmo assim, tenho de fazer um curso mais profundo depois deste? Por favor, me aconselhe, desde já agradeço.