O prefeito Rafael Greca esteve na Vila Pompeia, no Tatuquara, nesta segunda-feira (19/3), para autorizar a licitação do conjunto de obras que colocará em funcionamento o viaduto construído pela Concessionária Arteris. O investimento está calculado em R$ 7 milhões e inclui intervenções no sistema viário, com drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação, relocação de interferências subterrâneas (redes de água e de esgoto), calçada e paisagismo.

Dezenas de moradores acompanharam a assinatura do documento feita na Rua Francisco Xavier de Oliveira, no ponto em que ela se encontra com a cabeceira do viaduto. Construído pela gestão anterior da Prefeitura, mas sem alça de acesso para poder ser aberto ao tráfego, o viaduto continua sem uso.

A Rua Francisco Xavier de Oliveira será pavimentada desde o cruzamento com a Delegado Bruno de Almeida e os moradores terão acesso a Curitiba, passando sobre a BR-116. Também haverá acesso à rodovia no sentido sul, em direção a Fazenda Rio Grande, por uma alça que será construída.

“O Tatuquara precisa desta obra. A minha decisão é a favor da maioria do povo de Curitiba. O Tatuquara é Curitiba e Curitiba é uma só”, disse o prefeito, que assegurou que a Cohab fará todo o acompanhamento, orientação e atendimento às famílias da Vila Pompeia que vivem neste trecho.

Com as obras na Rua Francisco Xavier de Oliveira, será possível retornar ao bairro pela Francisco Wacherski. As ruas José Zanoncini e Francisca Ferreira da Luz, no entorno do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, serão pavimentadas, dando mais segurança à comunidade escolar.

Thiago Ferreira, que mora na Rua Francisco Xavier de Oliveira há três anos, critica o viaduto concluído e sem funcionar. “É dinheiro jogado fora”, argumentou. Ivanilda Francisco Barbosa, que vive num dos sobrados que serão atingidos pelas obras e acompanhou ao lado do prefeito a assinatura da autorização, conta que a construção do viaduto trouxe prejuízos ao seu imóvel. Ela está entre os proprietários que têm moradias na faixa onde será construída a ligação entre a rua e a BR, sentido sul.

A Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) está em fase de conclusão do estudo topográfico. Além disso, a área social da companhia analisou o perfil de cada uma das cerca de 50 famílias que vivem neste trecho da Vila Pompeia e que poderão ser reassentadas. A partir deste estudo será possível confirmar o total de famílias que precisará ser relocada para outras áreas na mesma região do Tatuquara. As relocações serão feitas em etapas, conforme o andamento das obras e a necessidade de liberação.

O anúncio foi feito ao lado da vice-governadora Cida Borgheti, do secretário de Obras Públicas e vice-prefeito Eduardo Pimentel, e do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e do administrador da Regional Tatuquara, Jadir Silva de Lima. Os vereadores Rogério Campos e Beto Moraes também acompanharam a cerimônia.