Como em todos os anos, Curitiba vai ganhar um bolo gigante na sua festa de aniversário, que acontece domingo, no Parque Barigui. O confeito, que neste ano pesará cerca de 600 quilos, começou a ser preparado nesta semana pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep) e parceiros. na terça-feira, os ingredientes foram preparados e, ontem, confeiteiros e estudantes colocaram a mão na massa.
Todos os anos o Sipcep conta com o apoio dos estudantes para esse evento que há 16 anos é tradição do sindicato. Neste ano são estudantes de gastronomia do Colégio Positivo e do curso de Patisserie e Boulangerie do Centro Europeu, participam do preparo da massa do bolo dos 325 anos de Curitiba.
Na produção do bolo que pesará mais de 600 quilos, as equipes vão se revezar por turnos até o final de semana. Para fazer 200 pães de ló que compõe a massa do bolo, serão usados 150 quilos de farinha, 110 quilos de açúcar, 2.800 ovos, 10 quilos de emulsificante (produto utilizado em panificação e confeitaria e que garante mais cremosidade à massa), cinco quilos de fermento, 164 litros de chantilly e 100 litros de calda.
No sábado será feito o transporte da estrutura do bolo que será montada no Parque Barigui. Já no dia 25, a equipe começa a preparação dos recheios das 8 horas e às 14 horas o bolo gigante estará pronto, com uma decoração surpreendente.
O parabéns para cidade de Curitiba será cantado às 15 horas e a distribuição dos pedaços do bolo será realizada por uma equipe de 30 voluntários. Devem ser servidos mais de seis mil fatias de bolo.
Fazemos questão de preservar esta tradição porque é uma forma de agradecer à cidade e sua população pelo prestígio que o setor recebe o ano inteiro, diz o presidente do Sindicato, Vilson Felipe Borgmann.