O Festival de Curitiba chega a sua 27ª edição levando teatro e arte para os quatro cantos da Grande Curitiba, o que inclui algumas cidades da Região Metropolitana. Este ano, o evento que ocorre de 27 de março até 8 de abril, contará com apresentações em Araucária, Pinhais e São José dos Pinhais, dentro do Fringe – reunião de espetáculos nacionais e internacionais independentes de curadoria.

No município de Araucária, sete mostras serão apresentadas em três espaços. Na Praça Seminário, acontecerá o espetáculo gratuito infantil A Bruxa e o Lobo, e o testro de rua circense Faixa de Graça. Na Praça da Bíblia, a mostra documentária sob manipulação de bonecos Eu Em Ti – Retratos, contará a história de uma travesti assassinada brutalmente.
No mesmo espaço, o teatro dança O Caixeiro Viajante ou o Vendedor de Ilusões, apresentará com uma linguagem corporal, com vários bonecos de diversos tamanhos e técnicas diferentes para contar de forma lúdica, mágica e poética a história de uma princesa que foi transformada em sereia. Para completar, também na Praça da Bíblia, ocorre a peça gratuita Jogos na Hora da Sesta, que propõe uma reflexão sobre os adultos e de como eles são determinantes no processo de deturpação comportamental das crianças. Já no Parque Cachoeira, também de forma gratuita, a mostra capixaba Casa de Bonecas levará o público para uma comédia que gira em torno de dois casais dentro do contexto tipicamente patriarcal e burguês, além de Mensageiras Abayomis, em que poemas de autores negros são sussurrados e cantados nos ouvidos da plateia.

Em Pinhais, o Centro Cultural Wanda Santos Mallmann será o espaço para o espetáculo gratuito Amaré – Contos do Mar, com contação de histórias baseadas em diversas narrativas e canções que trazem o mar como referência. Na Praça do Skate será montada a peça Dose Dupla, que conta a história de um casal de palhaços que ao fugir do circo chegam na praça de mala e cuia para apresentar o que tem de melhor. E no Bosque Bordignon, o teatro de rua infantil gratuito Um Amor de Carnaval, conta um enredo sobre carnaval com personagens clássicos como Pierrô, Arlequim e Colombina.

A cidade de São José dos Pinhais também recebe as mostras Amaré – Contos ao Mar e Mensagens Abayomis, na Praça Getúlio Vargas, além da comédia Capitão Fracassa na Ilha do Mocosa, no Parque São José, que conta a história de um grupo de aventureiros liderados pelo Capitão Fracassa, que passa por muitos apuros em uma ilha misteriosa. Todas as apresentações são gratuitas.

Para o diretor de Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, a ideia é facilitar o acesso do público, tornando o evento cada vez mais democrático. O objetivo do Festival de Curitiba é colocar atrações na interessante malha urbana da Grande Curitiba, possibilitando também que a Região Metropolitana se integre ao evento, explica.

O Festival de Curitiba conta com mais de 400 espetáculos, espalhados em mais de 90 pontos da cidade, em diferentes mostras. Mais informações pelo site www.festivaldecuritiba.com.br