A Secretaria de Estado da Saúde está intensificando a vacinação contra a febre amarela nos municípios que fazem divisa com o estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira, e nas cidades do Litoral do Paraná. São municípios que estão em regiões de mata e rios e têm considerável parcela da população vivendo em áreas rurais. A vacinação é indicara para pessoas entre 9 meses e 59 anos.

A estratégia de intensificação da vacina é dirigida aos municípios que fazem divisa com São Paulo, onde há casos confirmados da presença do vírus amarílico em humanos e macacos (epizootias). Na 2ª Regional de Saúde (Metropolitana de Curitiba) são as cidades de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná. No Litoral, o foco é Guaraqueçaba, Morretes, Antonina, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

No Paraná não há até o momento circulação do vírus da febre amarela. Ressaltamos que não há campanha de massa, mas que as pessoas que fazem parte do público-alvo nessas regiões, e que nunca foram vacinadas contra a febre amarela, procurem uma unidade de saúde para se vacinar, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.

Nesta quinta-feira (22), o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto entregou ao Ministro da Saúde ofício solicitando mais doses da vacina contra a febre amarela para ampliar a cobertura vacinal do Estado. Segundo o ministro Ricardo Barros, na próxima terça-feira um lote de 100 mil doses será entregue ao Estado.

Em julho, começa uma campanha nacionla de vacinação contra a febre amarela. No Paraná, o público alvo é de cerca de 2,5 milhões de pessoas.