Os moradores da região mais populosa de Colombo (Região Metropolitana de Curitiba), o Alto Maracanã, estão se acostumando com a nova Agência do Trabalhador, instalada há um mês na cidade, e a procura pelos serviços está aumentando. Os trabalhadores dispõem de mais conforto para procurar emprego e não precisam mais viajar a Curitiba para acessar os cadastros do Sine. Com essa agência, as filas no Posto de Atendimento do Trabalhador da Rua da Cidadania do Boa Vista, devem diminuir.

Segundo o gerente da Agência, Paulo Cezar Antoniacomi, a nova sede tem capacidade para atender os moradores de Colombo, principalmente do bairro Alto Maracanã e região. A Agência do Alto Maracanã fica dentro do shopping na Rua Dorval Ceccon, 664. Informações podem ser obtidas pelos números (41) 3666-6066 ou 3666-4150.

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o investimento em novas Agências do Trabalhador é uma forma de garantir que os candidatos a um posto de trabalho e os empregadores sejam melhor atendidos e que a intermediação da mão-de-obra seja mais eficaz. “Nosso objetivo é que com mais Agências e Postos de Atendimento do Trabalhador o candidato enfrente menos filas, tenha mais conforto e melhor atendimento”, comentou.

Ampliação

A Agência do Alto Maracanã é maior que a antiga sede no centro da cidade, tem 211 metros quadrados, mais guichês de atendimento e conta com espaço para a realização de cursos e para ser usado pelas empresas que desejam realizar entrevistas com os candidatos. São oferecidos todos os serviços das Agências do Trabalhador do Paraná, como intermediação de mão-de-obra, cadastro para seguro-desemprego, Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, Central do Profissional Autônomo, entre outros.

O trabalhador não precisa se preocupar com a oferta de vagas, já que todas as vagas de trabalho ofertadas no banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) podem ser acessadas em qualquer Agência do Trabalhador, não existindo necessidade de o candidato se dirigir a uma agência distante de sua residência ou próxima do local em que deseja trabalhar. Assim, a nova sede oferece as mesmas vagas que as Agências de Curitiba e de todo estado.

Nos últimos três anos, cerca de 1,5 mil trabalhadores conseguiram um novo posto de trabalho com carteira assinada, por meio da intermediação do Sistema Público de Emprego em Colombo. A previsão é que com a nova sede o número de colocações no mercado de trabalho aumente ainda mais.