O Paraná Clube entrou ontem com uma denúncia contra o árbitro Wagner Tardelli no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube pede punição com base nos artigos 259 e 260 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A informação foi divulgada ontem pelos advogados Itamar Monteiro Cortes e Lucas Pedrozo, que representarão o Paraná nesse caso.
O artigo 259 prevê suspensão de 30 a 120 dias e refere-se a “deixar de observar as regras”. Nessa situação, o principal lance citado pelo Paraná será o pênalti sobre o meia Everton, a 11 minutos do primeiro tempo, não marcado pelo árbitro, quando o jogo com o Internacional, no Estádio Beira-Rio, ainda estava empatado em 1 a 1.
Já o artigo 260 estabelece suspensão de 60 a 180 dias e trata de omissão “no dever de prevenir ou de coibir a violência”. O principal erro de Tardelli nesse quesito, segundo a argumentação do Paraná, foi a falta violenta cometida pelo volante Magrão, do Inter, sobre o zagueiro Daniel Marques.
A denúncia do Paraná será analisada pela procuradoria do STJD, que poderá arquivar o caso ou levar a julgamento. “Pela gravidade do que aconteceu lá em Porto Alegre, acreditamos que haverá julgamento e que o árbitro será punido”, declarou Cortes.
Além das imagens com os erros grotescos de Tardelli, o advogado inclui no processo jurisprudência relativa ao caso. Ele citou o caso do árbitro Cláudio Mercante Junior, que foi suspenso por 30 dias pelo STJD, em 2007, por mostrar dois cartões amarelos para o mesmo jogador e não expulsa-lo. O fato ocorreu no jogo Corinthians e América-RN.
A denúncia do Paraná também sugere que Magrão, do Inter, também seja denunciado pela agressão a Daniel Marques e, com isso, enfrente também o julgamento no STJD.

Reforço
O Paraná contratou ontem o zagueiro Marcelo Ramos, de 29 anos, que veio do Joinville (SC). O jogador, que já teve passagens por Mogi Mirim, Juventude (RS) e Glória (RS), viaja hoje com o restante da equipe para Joinville, onde o Paraná fará um período de preparação.

Negociação
O goleiro Fabiano Heves, 25 anos, pode desistir de renovar contrato com o Paraná Clube. O motivo seria uma proposta de um clube de Portugal.