Curitiba ganhou a segunda Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). A área verde, de 17 mil metros quadrados, fica no bairro Campo Comprido, a menos de 10 quilômetros do Centro, na bacia hidrográfica do rio Barigüi. A nova RPPNM foi criada pelo prefeito Beto Richa em meados de dezembro de 2008 e preservará para sempre um pedaço da flora nativa da região.
“Essa nova reserva é uma demonstração de responsabilidade e vontade de assegurar para as futuras gerações um meio ambiente equilibrado, aliando interesses econômicos e de preservação”, diz Richa. A primeira RPPNM de Curitiba foi criada em 2007 e fica na área de preservação do rio Cascatinha, na regional Santa Felicidade.
Em troca da transformação da área no Campo Comprido, o proprietário da nova reserva, Orlando Cini Júnior, tem direito à isenção do valor do terreno de bosque no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Outra vantagem é a permissão de transferir 100% do potencial construtivo (aquilo que deixará de construir para preservar) para outras áreas da cidade que não tenham restrições ambientais, ou negociar o potencial com o mercado da construção civil.
A nova reserva é o quintal da residência da família, onde o empresário Orlando mora com a esposa Denise Cuellar e o filho de seis anos, Luigi Cini. O casal adquiriu a propriedade há 22 anos, preservando integralmente o bosque. “Aproveitamos a clareira que já existia para construir a casa, o restante da área deixamos como estava”, conta Denise.
No bosque vivem árvores centenárias, como araucárias, imbuias, canelas, pinheiro-bravo, além de xaxins e outras espécies nativas. Mas o que chamou a atenção da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que analisou a área, além das árvores antigas, é o bom estado da vegetação secundária, aquela que substituirá naturalmente as mais antigas, dando continuidade à floresta.
A única interferência feita no local foi o plantio de espécies nativas. Cerca de mil mudas de araucária já foram plantadas para ajudar a enriquecer ainda mais o bosque. A fauna é outra riqueza da propriedade. Na lista de animais e insetos avistados pelo casal no quintal de casa estão gralha azul, araponga, coruja, tucano, pica-pau, saracura, preá, vaga-lume, beija-flor e borboletas.
Denise também conta que a missão de levar adiante a preservação da reserva será do filho Luigi. “Ele dará continuidade a tudo isso que estamos plantando.”