O número de postos de Gás Natural Veicular (GNV) do Paraná crescerá 20% neste primeiro semestre. Mais cinco estabelecimentos passarão a comercializar o combustível e, juntos, ampliarão o consumo do segmento veicular em 14 mil m³ por dia. Os postos são das bandeiras Ipiranga e BR Distribuidora, que assinaram contrato com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Três deles estão localizados na cidade de São José dos Pinhais e os demais em Ponta Grossa.


Para o proprietário do Posto Viscondi, Marcelo Pilatti, a decisão em comercializar o gás natural veicular em Ponta Grossa se deu pela inovação. “Com o GNV na cidade esperamos receber mais clientes que apostam neste combustível e trazer vantagens aos nossos consumidores, principalmente quando falamos da economia que o gás pode proporcionar aos motoristas e proprietários de frotas”, afirma Pilatti.


Dos 27 postos de GNV do Paraná, 26 são abastecidos pela rede de gás natural da Compagas (23 em Curitiba, 1 em Campo Largo e 2 em São José dos Pinhais) e um, em Londrina, usa o gás natural liquefeito (GNL) fornecido pela Gás Local. De acordo com o gerente do segmento Industrial, Grandes Clientes e Veicular da Compagas, Justino Pinho, o aumento no número de postos que comercializam o GNV possibilitará um melhor atendimento aos motoristas que possuem veículos convertidos à gás natural. “Além disso, a inclusão de cinco novos postos de GNV contribuirá muito para a expansão do mercado do gás veicular no estado”, afirma.


O GNV chega a ser 60% mais econômico que a gasolina e 50% mais econômico que o álcool. Para utilizá-lo no veículo, o motorista precisa instalar o kit de conversão em oficinas especializadas. Hoje, há mais de 25 mil carros convertidos no Paraná. Em 2008, as vendas da Compagas para esse segmento foram em média 91 mil m³/dia – 10% do total de gás natural distribuído – e, em se tratando de número de clientes, encerrou o ano com 8,3% a mais de postos que em 2007.


Além de novos postos que comercializarão o GNV, a Compagas também prevê que mais 17 empresas das cidades de Ponta Grossa e São José dos Pinhais façam uso do combustível. “Estamos contatando empresas localizadas próximas à rede de distribuição e mostrando aos seus responsáveis os principais benefícios e vantagens do gás natural. Nossa intenção é aumentar o número de clientes industriais e difundir a cultura deste combustível no estado”, diz Pinho.