O ano de 2017 irá se consolidar como o ano do Marketing de Influência gerando conteúdo para marcas nas redes sociais de influenciadores. A avaliação é da BR Media Group, líder nacional do segmento. “Nossa estimativa é de que a verba destinada pelo mercado para ativações por meio de perfis de influenciadores cresça cerca de 80% nesse ano de 2017”, avalia Celso Forster, Sócio e Diretor de Atendimento da empresa. Embora a porcentagem destinada aos influenciadores, apesar da sua grande visibilidade, ainda não represente uma parcela significativa dos investimentos de Marketing, ela é notadamente a linha que mais cresce nos budgets da maioria das empresas.

 

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O gráfico do Google Trends (abaixo) mostra que o crescimento global do Influencer Marketing é impressionante (e o Brasil está entre os países de destaque) já superando o chamado Content Marketing:

Nos últimos quatro anos o investimento das marcas em influenciadores tem crescido acima dos três dígitos por ano Líder absoluta de mercado, responsável por 7 entre 10 ações com influenciadores nas redes sociais, em 2016, a BR Media Group realizou 320 ativações nas mídias sociais, um crescimento de mais de 100% em relação a 2015, ano em que a empresa foi responsável por 169 ações.

“Quando se une o conteúdo das marcas e a força que os influenciadores possuem nas mídias sociais permite-se que as mensagens alcancem uma enorme penetração e credibilidade”, explica Forster. Cerca de 20% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço que teve endosso de uma celebridade, segundo dados da pesquisa “The value of using famous personalities in advertising communications, a quantitative analysis of prices for a fashionable product” realizada pela professora de marketing da IE Business School, Anna Rumschisky.

Um estudo recente do Google, mostrou que a geração dos Millennials vêem as estrelas do YouTube como mais influentes do que as celebridades. E ser YouTuber se tornou uma profissão aspiracional para esse grupo. Ou seja, se correlacionarmos os dois estudos temos boas razões para o crescimento do Marketing de Influência.

Marketing de influência pós boom – Por anos, marcas enviavam seus produtos e kits para blogueiros e blogueiras que muitas vezes os divulgavam de forma gratuita nas suas redes. Essa fase acabou! As próprias blogueiras e vloggers, assim como as demais celebridades como atores, modelos, esportistas, músicos e chefes de cozinha, estão reforçando sua presença nas redes como You Tube, Instagram, Facebook e Snapchat, pois perceberam que suas divulgações valem dinheiro e muitas vezes valores significativos.

Passado este ‘boom’ de criadores de conteúdo nas redes sociais e ações mais simples feitas sem muito planejamento pelas marcas, começou uma nova era do Marketing de Influência, onde cerca de 50% das empresas que investem em Marketing Online estão reservando uma linha de seu budget para o Marketing de Influência. “Dos nossos clientes, cerca de 60% realizaram recentemente alguma ação com influenciador digital. Desses, boa parte tem aumentado consideravelmente o aporte de verba por ação resultando em entregas mais complexas, planejadas e bem estruturadas, com produção em vídeo, viagens e o que mais a mensagem final exigir”, revela Forster.

Cada vez mais marcas e agências preferem contar com empresas especializadas como a BR Media Group para ajudá-las no planejamento, contratação, desenvolvimento do cronograma, garantia das postagens no dia e hora previstos e finalmente no monitoramento quantitativo e qualitativo das ações.

Uma outra barreira para o anunciante e agências de publicidade contratarem diretamente os influenciadores é a forma de pagamento. A maioria dos influenciadores não aceitam os prazos propostos que superam trinta dias, enquanto a BR Media antecipa os cachês dos influenciadores antes da própria veiculação.

As agências e clientes com maior experiência no uso de influenciadores já entendem que quanto mais autêntica for a linguagem do influenciador e menos “marqueteira”, maior será o engajamento do publico e, portanto melhor o resultado para a marca. “Esse é um dos nossos papéis, recomendar a linguagem mais adequada a cada perfil de influenciador e co-criar junto com os influenciadores, pois são eles que sabem o que funciona melhor dentro de seus canais”, conta Celso Forster.

A BR Media Group, que tem como clientes os maiores anunciantes do Brasil, desenvolveu em 2016 atividades para mais de 200 produtos de 140 marcas de diferentes categorias, entre elas Itaú, Sadia, Nissan, Mondelez, Havaianas, Nestlé, Elo, Gillette, Samsung, Hellman’s, GM, Nívea, Santander, Vivo, Ruffles, O Boticario, Ford, C&A, Uber, Asus Fone, Dafiti e L’Occitane, só para citar alguns.

O influenciador certo – Parte vital do Marketing de Influência a escolha dos influenciadores é fundamental para cumprir os objetivos estabelecidos pela marca e agência. É um processo muito sério e de grande responsabilidade, que passa longe de preferencias pessoais e do amadorismo.

Na BR Media, essa seleção é apoiada no “Celebrity Tool”, um software exclusivo desenvolvido pela própria empresa que identifca os influenciadores mais indicados para cada marca e campanha, com dados detalhados de mais de 1.500 influenciadores. “Com o nosso conhecimento deste universo, da linguagem e público de cada influenciador, adaptamos as necessidades de divulgação das marcas ao contexto dele, garantindo um resultado mais efetivo”, explica Celso Forster.

Em 2016, a empresa desenvolveu outra ferramenta exclusiva que calcula o engajamento médio do influenciador por plataforma para ser cada vez mais assertiva na hora da escolha dos nomes para as campanhas. “O engajamento depende do conteúdo que é veiculado pelo influenciador e é alterado se for muito comercial, se tiver foto, vídeo, a presença de outro influenciador, mas ao termos uma média por influenciadores temos como projetar o alcance de uma ação que ainda vai ocorrer”, finaliza.

Investimento por meios – O crescimento das ações em redes sociais com influenciadores se tornou a grande estrela do crescimento publicitário em 2016. Segundo o Kantar Ibope, o mercado publicitário como um todo se manteve bastante estável no primeiro semestre de 2016 enquanto no mesmo período a BR Media Group teve um incremento de 143% no seu faturamento.

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Editado por Maximilian Santos.
Crédito da foto: Youtube.