Claudia Recco, diretora de gestão de varejo da marca Alto Giro, concedeu entrevista exclusiva para a People S/A. Confira aqui alguns destaques:

 

 

People S/A – Como foi o início da Alto Giro no mercado paranaense e nacional?

CR – A Alto Giro começou em Maringá e foi resultado da iniciativa do meu pai, ao lado do meu tio, com a Recco Langerie. Na época eram apenas quatro costureiras. Hoje, 33 anos depois, já estamos com 550 funcionários no total. Durante o período de crescimento, os dois se separaram e, atualmente, atuamos na área fitness e de praia com duas marcas – Alto Giro e New Beach. Procuramos sempre investir e estruturar a empresa frequentemente com tecnologia, com base na experiência do consumidor com o nosso produto. A nossa essência é o “make it fun” – faça isso de uma forma feliz, já que desde o início queríamos uma marca alegre, que remete-se a momentos felizes e de bem-estar. Isso é visto nas nossas modelos da campanha, na arquitetura da loja, na marca e, principalmente, nos nossos produtos.

 

People S/A – Qual foi o planejamento para a expansão da marca?

CR – O nosso processo de expansão foi realizado em duas etapas. A primeira com foco na representação, com 42 representantes espalhados por todo o País, e depois com o varejo. Após 28 anos de atuação, focamos no varejo, com amplo investimento neste processo, e com 18 lojas no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Eu mesma fiz um estudo em Londres sobre a questão dos produtos, atuação e começamos a perceber a força que a marca teria no varejo.
Tudo foi realizado com muito pé no chão e, agora, estamos investindo no processo de exportação, com oito representantes internacionais, em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, conquistando o público estrangeiro em relação à qualidade dos nossos produtos.


People S/A – Como está o mercado da moda fitness com a crise atual no Brasil?

CR – Como o meio fitness foi uma das tendências deste ano, este mercado não sofreu baixa no País. Os brasileiros começaram a colocar a saúde em primeiro lugar, na busca por uma vida mais saudável, não só pela estética, mas pela qualidade de vida. A Olimpíada ajudou a aquecer ainda mais este segmente. Nós, por exemplo, criamos uma linha com estampas especiais, que fez muito sucesso. As oportunidades fizeram com o mercado não sentisse muito a crise.

 

People S/A – Quais são as estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelas marcas?

CR – A companhia conta com vários canais, como o e-commerce, os representantes e as lojas. A gente investe em TV, na internet e em tudo o que atinge o nosso perfil de público e no que mais possa colaborar com o nosso posicionamento da marca. Tivemos a oportunidade de termos a Sabrina Satto como garota propaganda, que se envolveu até mesmo na produção da campanha.

 

People S/A – E no e-commerce, quanto representa as vendas?

CR – O e-commerce sempre foi muito forte, mas com essa pulverização da vida online, começou a ter uma pequena queda. O consumidor agora quer uma experiência de compra, com conversa, com toque, quase uma consultoria. Hoje, chegamos em um equilíbrio com o varejo, em que o nosso objetivo é criar um vinculo maior com os clientes.

 

People S/A – E o que o Paraná representa para a marca?

CR – O Paraná representa tudo. Começamos aqui em Maringá e, das 18 lojas que temos, 10 são aqui no Estado. A gente sente um carinho enorme dos maringaenses por nossa marca, principalmente quando veem artistas nacionais usando uma marca da cidade. E como é uma empresa familiar, essa experiência do orgulho de ser paranaense é ainda maior. Recebemos centenas de clientes na fábrica, que querem conhecer todo o nosso processo.

 

 

 

Crédito da foto: Divulgação.
Editado por Maximilian Santos