A Jasmine surgiu no mercado para ser uma opção nutritiva e responsável na mesa das famílias, com produtos inovadores e de qualidade superior, feitos por pessoas que acreditam na importância da boa alimentação para a vida. Hoje, a empresa paranaense é referência no setor de alimentos saudáveis e funcionais, atuando no mercado nacional e na América Latina. Confira uma entrevista curta com Damian Allain, diretor de mercado da Jasmine Alimentos, feita em parceira com o jornalista Guilherme Nascimento. “Os consumidores já estão mudando a forma de se alimentar e continuarão cuidando da saúde e da alimentação por meio de produtos mais naturais.” Confira:

 

Poeple S/A – O Brasil é o quarto maior mercado para produtos saudáveis do mundo. Você acredita que o País está mudando a forma de se alimentar?

Damian Allain – A maior consciência da população em relação aos benefícios dos alimentos que possam reduzir o risco de doenças e/ou melhorar a saúde e a identificação de restrições alimentares podem ser creditadas como os principais fatores para o sucesso do segmento de produtos saudáveis no Brasil. Por isso, acreditamos que o cenário para esse mercado é otimista para os próximos anos. Os consumidores já estão mudando a forma de se alimentar e continuarão cuidando da saúde e da alimentação por meio de produtos mais naturais.


People S/A – Este mercado, de produtos naturais, movimenta US$ 36,4 bilhões por ano no Brasil. É um mercado constante em crescimento. A Jasmine acompanha esse crescimento? Estão previstos novos produtos?

Damian Allain – A Jasmine está sempre se antecipando ao mercado, buscando tendências de consumo internacionais e de comportamento do consumidor. Empenhamo-nos em criar um catálogo robusto para apresentar aos consumidores brasileiros opções de alimentos saudáveis e que proporcionam bem-estar, seguindo as tendências internacionais.

A Jasmine vem promovendo diversos lançamentos com foco em inovação, trazendo cada vez mais produtos saborosos e saudáveis. A empresa investe constantemente em modernos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, análise da qualidade, profissionais capacitados e normas de segurança.
Para o segundo semestre de 2015, a Jasmine trouxe para o mercado brasileiro alguns produtos da Nutrition et Santé – holding que possui diversas marcas mundiais de produtos alimentícios. A intenção é comercializar produtos da consagrada linha francesa Gerblé sem glúten no país, como biscoitos recheados, biscoitos salgados, pães e bolos, como estratégia para complementar o portfólio de produtos sem glúten da Jasmine. Para pessoas que seguem uma dieta de restrição ao glúten, a marca Gerblé oferece qualidade de vida com a fabricação de diversos produtos sem glúten para lanches ou para momentos de pequenos prazeres da vida, ajudando-as a encontrar o equilíbrio entre o alimento como fonte de prazer e de nutrição.


People S/A – Este mercado atinge vários públicos. Um deles é o de vegetarianos, que no Brasil conta com pouco mais de 15 milhões. Em quais outros públicos vocês focam a atuação comercial?

Demian Allain – O público dos produtos da Jasmine se divide em dois grandes grupos: pessoas que desejam uma alimentação mais nutritiva e/ou orgânica e saudável; e consumidores que possuem demandas específicas de alimentação e saúde, como diabéticos, celíacos, intolerantes ao glúten e intolerantes à lactose. Por todas essas peculiaridades, o público da Jasmine engloba pessoas de todas as idades e sexos.


People S/A – Em âmbito mundial, o segmento deverá ter um crescimento de 38% até 2017, com valores que baterão a casa dos US$ 207 bilhões. A Jasmine já exporta ou tem um planejamento para exportação de produtos? Para quais países?

Demian Allain – Atualmente a Jasmine está presente com seus produtos em países da América do Sul e da América Central.

People S/A – Como foi o início e a fundação da Jasmine? Foi difícil se fortalecer no mercado? Pode nos contar um pouco sobre a história da companhia?

Demian Allain – A Jasmine nasceu da história de aprendizagem dos seus sócios fundadores, que descobriram na alimentação saudável uma maneira de viver melhor, mais feliz, mais perto da natureza, com mais saúde. Mas não bastava eles saberem disso, eles precisavam levar esse estilo de vida a outras pessoas; e assim criaram a Jasmine, em 1990. Desde a sua criação, a Jasmine se preocupa em ser 100% integral, sem aditivos químicos ou produtos nocivos ao ambiente. Ela oferece produtos que são mais que alimentos, porque acredita que as pessoas que comem bem, vivem bem. Seus produtos oferecem mais saúde, prazer e bem-estar. O que na época era da fundação era considerado “alternativo”, hoje é tendência e cada vez mais se incorpora ao comportamento do consumidor, pois as pessoas já perceberam os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada.

Desde seu início, a Jasmine estuda e acompanha as tendências internacionais nos diversos segmentos de alimentos com os quais trabalha, como alimentos diet, light, sem glúten, sem lactose etc. Esse monitoramento constante permite-a visualizar tendências na Europa, em outros países, como Estados Unidos, e na Ásia, e trazer para o Brasil novidades em ingredientes para que as pessoas tenham maior variedade de produtos para uma alimentação mais nutritiva e saudável.


People S/A – Sobre a construção da marca e o fortalecimento do produto saudável no mercado brasileiro. Qual é a essência e a filosofia da Jasmine?

Demian Allain – A filosofia da Jasmine sempre foi desenvolver e divulgar alimentos que promovam a saúde e o bem-estar, com respeito às pessoas e ao ambiente, contribuindo para a melhor qualidade de vida da sociedade. Aí é que entra o sucesso da marca.

Por ser respaldada no conceito “saudável do início ao fim”, toda a produção dos alimentos Jasmine se comprova muito antes dos itens chegarem à mesa do consumidor. Na lista dos insumos que compõem os produtos da marca estão ingredientes 100% naturais, sem qualquer tipo de aditivos, nocivos à saúde e ao meio ambiente, ou conservantes. Nada de origem animal na elaboração dos alimentos — exceto o mel — nem lactose ou gordura trans. Todos os produtos utilizados são certificados pelos principais institutos que acompanham o setor (IBD Orgânico, ANAD e BDK), assim como os processos industriais que acabaram por conferir à empresa a conquista da ISO 9001.

Além disso, ser uma referência em alimentação saudável só se tornou possível devido ao sabor dos alimentos da Jasmine, reforçando a ideia de que comer com prazer e saúde são, sim, sinônimos.  Com inovação constante em sua linha de itens, com base em pesquisas e estudos realizados com o consumidor, a empresa detém o maior portfólio de produtos naturais, orgânicos, integrais, sem aditivos e conservantes, liderando no mercado nacional uma categoria comum nos países da Europa – a de Healthy & Wellness, segmento de alimentação saudável e bem-estar.