Em uma fase onde muitos adolescentes ainda estão decidindo qual carreira seguir, Alex Pinhol (foto) já enxergava uma oportunidade para os negócios. Dando início às atividades aos 16 anos, na própria casa, o visionário decidiu abrir mão de um emprego estável para tocar seu projeto pessoal, que deu origem à Webfoco, empresa de soluções e consultoria em Marketing Digital que hoje atende mais de 800 clientes.

Antes de completar 10 anos da fundação, a empresa já teve um faturamento de R$ 3 milhões em 2016 e projeta um crescimento de 45% no número de clientes para 2017, chegando a um faturamento de R$ 5 milhões.

Início de tudo – Aos 13 anos, após perder o pai, Alex se viu obrigado a trabalhar para ajudar a mãe a sustentar os três irmãos mais novos. Com a entrada tão precoce no mercado de trabalho, aos 16 anos Pinhol já havia passado por diversas empresas e conhecido negócios diferentes.

A ideia de montar seu próprio negócio surgiu quando Alex começou a trabalhar em uma agência de publicidade. “Notei muitas falhas desde o atendimento ao cliente até a venda e execução dos projetos. Por exemplo, a agência e os funcionários não se atualizavam e usavam tecnologias obsoletas.” Ao notar os pontos em que a empresa não atendia bem aos clientes, Pinhol não perdeu a oportunidade e passou a oferecer serviços em sua própria casa, uma vez que, sendo menor de 18 anos, não poderia se formalizar como MEI.

Pinhol iniciou sua jornada oferecendo serviços como criação de sites em uma época em que a internet ainda era uma área totalmente nova para o mercado e muitas empresas ainda não tinham um ambiente digital. Assim foi o início da WebFoco, em 2008, com zero investimento e muita força de vontade. “Eu mesmo atendia, vendia e produzia. Com o passar do tempo, mesmo sem CNPJ, consegui investir o que havia lucrado e aluguei um escritório. Comecei a crescer mais, e pude contratar um funcionário para a produção, enquanto eu só ficava nas vendas”, comenta Pinhol.

Com o passar do tempo, Pinhol viu uma nova oportunidade de, não somente trazer os clientes para o mundo digital com a criação do site, como também mostrar que seria importante investir para atrair público para este novo site e, consequentemente, gerar mais vendas, criando assim o departamento de marketing digital da Webfoco.

Google Partner – Em 2010, após ter mostrado aos clientes a importância da publicidade digital, com investimentos em anúncios no Google, que seria a ferramenta do futuro, a WebFoco passou a ser reconhecida como “Google Partner”, empresa licenciada e treinada pelo Google para atuar em suas plataformas.

Cinco anos depois, a WebFoco se tornou uma Parceira Premier do Google, administrando cerca de R$ 10 milhões de investimento dos seus clientes apenas em mídia no canal. No Brasil, existem apenas 18 empresas reconhecidas desta forma e, por isso, o time do Google tem uma atenção maior com esses parceiros. “A principal exigência para se tornar um parceiro Premier do Google é trabalhar suas contas com qualidade, além de um valor mínimo de investimento em mídia da plataforma,” afirma Pinhol.

Com o aumento da demanda dos clientes e cada dia mais negócios focados no marketing digital, em 2012 a WebFoco criou uma plataforma própria onde os clientes poderiam ter acesso em tempo real aos resultados das campanhas de mídia online. “Criamos uma plataforma onde podemos acessar os resultados em tempo real e, caso a campanha não esteja indo bem, conseguimos ajustar a estratégia antes do fechamento do mês. Além disso, fizemos um site para que nossos clientes acompanhem os resultados com fácil acesso e entendimento,” explica o empreendedor. Através da plataforma, é possível avaliar o comportamento do público de cada cliente e, desta forma, investir de forma mais assertiva.

Hoje a WebFoco atua em um escritório com mais de 30 funcionários atendendo a mais de 800 clientes e tem uma meta de crescimento de 45% em clientes para 2017.

 

 

Editado por Maximilian Santos.
Crédito da foto: Divulgação.