Nove pessoas foram presas suspeitas de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas que abastecia o Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (25), em Almirante Tamandaré. A operação Carga Pesada, feita pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo Maringá, contou com o apoio do Núcleo Metropolitano, do Grupo Força Especial de Repressão Antitóxico (Fera), e da Polícia Militar do Paraná. A ação apreendeu mais de 1,3 tonelada de maconha.

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, ressaltou e parabenizou a prisão dos nove suspeitos de serem articuladores e receptadores de droga. “Essa apreensão de hoje, de 1.300 quilos na Região Metropolitana de Curitiba mostra a atuação do crime organizado tão perto das nossas capitais, pois uma apreensão assim na fronteira acaba sendo ocasional, mas aqui é muito raro acontecer este volume de drogas. É uma ação que ressalta a importância e a qualidade do trabalho de investigação realizado pela Denarc”, afirmou.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, “a quadrilha estava nos fundos de um posto de combustível fazendo o transbordo da droga do caminhão para os veículos de cada comprador. A Denarc vem fazendo uma repressão que tem buscado não apenas apreender droga, mas também prender o transportador, bem como os demais envolvidos em toda a rede do tráfico”, completou o delegado

O delegado-chefe da Denarc Maringá e responsável pelas investigações, Gustavo de Pinho Alves, afirmou que a quadrilha estava sendo investigada há três meses, e pagariam aproximadamente R$ 70 mil para o caminhoneiro Valdinir Wacobz transportar a droga. “O modus operandi da quadrilha, era contratar caminhoneiros para realizar o transporte de grandes quantidades da droga pelas rodovias do país sem grandes suspeitas, uma vez, que as drogas eram colocadas embaixo de outras cargas para despistar a polícia. Com isso, eles comercializavam as drogas e conseguiam burlar a ação policial”, ressaltou.

Durante a ação a polícia apreendeu cinco veículos, sendo, um Gol, um Citroen Xsara Picasso, um Peugeot, um Fiesta e uma Nissan Frontier 4×4, além de um caminhão Mercedes Benz Axor.

Foram presos Paulo, 57 anos, Juarez, 58, Marco, 44, Luciano, 40, Samantha, 27, Katia, 47, Claudia, 44, Valdinir, 49, e Cristian, 42.

Paulo tem passagem por roubo e o Cristian por tráfico de drogas no estado de Santa Catarina. Todos responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

De acordo com o delegado-chefe da Denarc Metropolitana, Leonardo Bueno Carneiro, a droga foi comprada no Mato Grosso do Sul e seria distribuída nos demais estados. “Estávamos monitorando eles desde a última terça-feira (22) e durante esta madrugada conseguimos prendê-los no momento em que estavam passando a droga aos compradores, na região metropolitana”, disse.

DROGAS APREENDIDAS – Somente no último mês os núcleos da Divisão Estadual de Narcóticos apreenderam três toneladas de droga dentre cocaína, maconha e crack. Em operações realizadas no interior do Estado a polícia apreendeu 837 quilos e na capital, foram mais de 2,2 toneladas.