A coluna desta segunda-feira (06) no JE: 

No último dia 9 de fevereiro, os caciques do PSDB do Paraná cometeram um erro que pode colocar a perder o projeto para assumir o governo do Estado em 2011. Na manhã daquela segunda-feira, o diretório estadual tucano se reuniu e, o que parecia ser apenas mais um encontro rotineiro, acabou ganhando contornos vitais para o futuro político daquele grupo e de todo Paraná.
Ao saírem da reunião, os mandatários da legenda chocaram até os aliados mais próximos ao aunciarem que “o PSDB terá preferencialmente candidato próprio ao governo”. Apesar do cuidado de encaixar um “preferencialmente” na frase, o recado foi masi do que claro. A notícia deixou a oposição em estado de alerta e o senador Osmar Dias (PDT) e sua trupe de cabelos em pé.
A atitude do PSDB foi no mínimo precipitada. Desnessariamente, os tucanos colocaram o prefeito Beto Richa – candidato óbvio à sucessão de Requião – em linha de tiro.
Hoje, depois da avalanche de denúncias das últimas semanas, os estrategistas do partido reconhecem o erro. Na política, o silêncio e a obediência são muitas vezes o comportamento mais adequado de quem planeja alçar voos mais altos.

Twitter
O site do Estadão organizou uma relação dos políticos que já aderiram a onda do Twitter. Doze paranaenses aparecem na lista. Destaque para o prefeito Beto Richa (PSDB), para o senador Alvaro Dias (PSDB) e para a presidente do diretório estadual do PT, Gleisi Hoffmann.

Antenados
Também estão no Twitter o deputado federal Dr. Rosinha (PT), o estadual Osmar Bertoldi (DEM), e os vereadores Clodoaldo Nepomuceno Pinto Junior (PDT-Araucária), Jair Cezar (PSDB), João do Suco (PSDB), Jonny Stica (PT), Pedro Paulo (PT), Renata Bueno (PPS) e Tico Kuzma (PSB) de Curitiba.

Alagoas
Deve ficar para depois do recesso de julho na Assembleia, a análise do pedido de autorização do governo para aceitar proposta do governo de Alagoas, que oferece R$ 106 milhões a vista para quitar débitos referentes ao processo de saneamento e privatização do Banestado.

Sem juros
Pela proposta, que aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para receber o valor a vista, o Paraná abre mão dos juros, R$ 200 milhões segundo deputados. O contrato tem vencimento previsto para 2012, quando a dívida deve ser paga com correção por Alagoas.

CCJs
Os deputados Artagão Junior e Durval Amaral serão os representantes da Assembleia paranaense no 1º Encontro Nacional das CCJ – Comissão de Constituição e Justiça. Como vice-presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), Artagão está empenhado na promoção do evento.

Cuiabá
O encontro, que acontece em Cuiabá (MT), está marcado para os 6 e 7 de agosto, com participação já confirmada do Supremo Tribunal Federal (STF) e das CCJ do Senado e da Câmara Federal.

Guarda-pó
Lentamente, o vereador Professor Galdino (sem partido) está abandonando o guarda-pó branco, sua marca registrada na Câmara de Curitiba. Há alguns dias, o vereador já não aparece trajado no melhor estilo professor de cursinho.

Pequena omissão
O vereador Juliano Borghetti (PP) vem fomentando a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo. O pepista exibiu aos colegas de parlamento o resultado de pesquisa na qual Dias aparece com ampla vantagem sobre Beto Richa (PSDB). Borghetti omitiu porém que os números se referem apenas a Toledo.

FATOS OU BOATOS?
Preocupado com a repercussão negativa às vésperas das eleições 2010, Requião resolveu rever a decisão de fechar as creches da Celepar, da Secretaria de Agricultura, da Secretaria de Administração e do DER em Curitiba, além da creche do Iapar em Londrina. A denúncia apresentada pelo líder da oposição na Assembleia, deputado Élio Rusch (DEM), gerou forte reação dos pais servidores.

FRASE DO DIA
“Dizer que nas eleições de Curitiba não teve caixa-dois é querer esconder o céu com uma peneira”, do deputado Jocelito Canto (PTB) garantindo que a prática, vedada pela legislação eleitoral, é comum na Capital paranaense.

RÁPIDAS
A Juventude do PSDB planejar expandir até o final do ano sua área de atuação para 11 novas zonais. Marcelo Richa, filho do prefeito Beto Richa, está firme na militância.***O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) vai realizar no mês de julho uma série de eventos voltados aos servidores públicos de todos os municípios paranaenses. Os encontros começam hoje e vão até o dia 30. Todas as etapas serão na sala de treinamento do TCE, localizada no quinto andar do prédio anexo do Tribunal, em Curitiba. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do TCE (www.tce.pr.gov.br), clicando no link da Escola de Gestão – eventos agendados.