A coluna de quarta-feira (08) no JE:
Aqui na ‘província’, caiu como uma bomba atômica a reportagem do programa CQC que denunciou, em cadeia nacional, o show político que se transformou a distribuição de ônibus escolares pelo governo Roberto Requião. Com o bom humor característico, o programa exibido pela Band mostrou que a entrega dos ônibus só acontece em datas comemorativas, sendo assim usados como moeda de troca eleitoral.
Quem perdeu o humor foi o governador, que prontamente – lógico através da escolinha – tentou desqualificar a reportagem.
Na parte da tarde, a ofensiva requianista veio via Agência Estadual de Notícias, que publicou gigantesca nota de repúdio.
Enquanto isso, Marcelo Tas, um dos apresentadores do programa, comentava as agressões pelo Twitter. “Depois de Sarney, hoje fomos chamados de ‘cachorros’ por Roberto Requião. É muita homenagem numa semana só!”.
Na Assembleia, em total estado de fúria, o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), subiu a tribuna para acusar o deputado Douglas Fabrício (PPS) de ter pautado a reportagem.
Colegas do CQC sejam sempre bem vindos ao Paraná. Os personagens e peculiaridades políticos do nosso Estado são fonte inesgotável para suas reportagens.
Licenciados
A urna das eleições do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), que está elegendo nova diretoria, passou ontem pela Câmara de Vereadores. Muitos servidores licenciados estão hoje empregados em gabinetes do Legislativo.
Tentativa
O senador Osmar Dias (PDT) se reuniu ontem com a líder do governo no Congresso, Ideli Salvati (PT/SC), para negociar a aprovação do projeto de resolução que livra o Paraná da multa mensal herdada do processo de privatização do Banestado. O caso está na pauta de hoje da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Prejudicado
O ex-vereador Sandoval (PTB) garante que ele e não o deputado Fábio Camargo (PTB) – disputou a Prefeitura no ano passado – foi o maior prejudicado pela compra de apoio dos dissidentes do PRTB nas eleições 2008. PTB e PRTB chegaram a estar coligados.
Calculadora
Nos cálculos de Sandoval, se a aliança fosse mantida e os 26 candidatos do PRTB tivessem participado da disputa, ele teria sido eleito com votos de legenda. Sandoval diz que faltaram cerca de mil votos para sua reeleição. “Se cada um dos 26 fizesse 50 votos, eu estaria eleito”.
Do PTB ao PSB
Atendendo a convite do vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), Sandoval está trocando o PTB pelo PSB. Já que não emplacou novo mandato de vereador, o ex-petebista pretende disputar cadeira na Assembleia nas eleições do próximo ano.
Rejeitado
Os deputados governistas uniram forças ontem para rejeitar requerimento do deputado Marcelo Rangel (PPS), que pedia informações da Secretaria de Segurança sobre o número de detentos e de mandatos de segurança a serem cumpridos no Paraná.
Gripe A
Em outro requerimento, Rangel pedia informações da Secretaria de Estado da Saúde sobre possível epidemia de gripe suína, que teria infectado funcionários e detentos da Penitenciária de Ponta Grossa. Este também foi rejeitado pelos deputados requianistas.
Pressão
Atendendo a convite do PMDB, a presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, confirmou para a próxima segunda-feira rodada de negociações sobre as eleições 2010. Preocupados com a aproximação do partido de Gleisi com o PDT de Osmar Dias, peemedebistas querem uma definição do PT.
FATOS OU BOATOS?
A atuação na ‘escolinha’ de ontem deve render a Requião um novo processo judicial. O presidente do Grupo Bandeirantes, Johnny Saad, já teria acionado o departamento jurídico para preparar ação por calúnia e difamação. Irritado com a reportagem do CQC, Requião disparou contra Saad na ‘Terça insana’ afirmando que a Band não é uma emissora séria e que a matéria teria sido encomendada.
FRASE DO DIA
“Isso é uma palhaçada. Expôs nosso Estado ao ridículo. Vou representar contra Vossa Excelência no Diretório Nacional do PPS. Vou falar com o Roberto Freire que é um homem ético”, do líder do governo na Assembleia, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), acusando o deputado Douglas Fabrício (PPS) de ter sido o responsável pela reportagem do programa CQC da Band, sobre a ‘democrática’ entrega de ônibus escolares no Paraná.
RÁPIDAS
Tramita na Assembleia um projeto que institui em caráter definitivo no Paraná os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGS), instituições jurídicas de Direito Privado sem fins lucrativos que organizam a interação entre a polícia estadual e a comunidade.***Pescadores artesanais e industriais, aquicultores, empresários, pesquisadores e demais agentes envolvidos na cadeia produtiva do setor da pesca do Paraná, estarão reunidos para debater questões de interesse da categoria na 3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca, nos dias 11 e 12 de julho, no Canal da Música, em Curitiba.