A coluna desta sexta-feira (30) no JE
O deputado Mário Roque (PMDB) deve sentar no banco dos réus do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) no próximo dia 11. O parlamentar que representa o Litoral do Estado é acusado de infidelidade partidária pela sua ex-legenda, o PSB.
Sonhando em reconquistar a Prefeitura de Paranaguá, Roque foi seduzido pelas benesses de Requião e trocou migrou para o PMDB para disputar as eleições do ano passado. Além de amargar derrota nas urnas para José Baka Filho (PDT), o neopeemedebista agora corre o risco de ficar sem mandato de deputado.
É grande a possibilidade de que o TRE dê ganho de causa ao PSB, uma vez que, no início do mês, o procurador-regional eleitoral, Néviton de Oliveira Batista Guedes, emitiu parecer pela cassação.
Caso a Corte do TRE acate a manifestação do MPE e Roque seja cassado, o primeiro suplente do PSB, Wilson Quintero, toma posse.
Ainda que isso aconteça, o ex-prefeito de Paranaguá ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dono de retórica popular, Roque deixará com saudades os telespectadores da TV Sinal (Som e Imagem da Assembleia Legislativa).
Que besteira!
Requião se deu conta da besteira que fez ao tecer comentários homofóbicos na ‘escolinha’. Atolado até o pescoço na repercussão negativa, o governador tenta minimizar o estrago.
Em xeque
Na manhã de ontem, foi até a Assembleia e, em entrevista a emissoras de rádio, tentou se explicar e acabou piorando as coisas. Em tom de deboche, colocou em xeque a sexualidade do deputado Professor Lemos (PT), que cobrou direito de resposta para a comunidade LGBT.
Crise
O ex-presidente do PT/PR, deputado federal André Vargas, saiu em defesa do correligionário, evidenciando o estrago que as declarações de Requião causaram na aliança entre petistas e peemedebistas no Paraná.
Grupo de Requião
No período da tarde, em outro esforço para estancar a sangria, o governador usou a Agência Estadual de Notícias para anunciar que montará um grupo de trabalho para atender as questões sociais do movimento LGBT.
Caravana PDT
Apesar de ter dado um breque na busca de alianças, o senador Osmar Dias (PDT) continua tocando a montagem do plano de governo. Neste final de semana, a caravana pedetista do Projeto Paraná desembarca em Francisco Beltrão e Pato Branco.
IPTU Verde
O vereador Jonny Stica (PT) fará hoje apresentação do projeto de lei IPTU Verde – construções ecológicas. O texto, que já está em tramitação na Câmara de Curitiba, prevê a redução do imposto aos proprietários de imóveis residenciais e territoriais que adotem construções e tecnologias ecológicas.
No Crea
A apresentação será aberta a construtores, engenheiros, arquitetos, empresários, ambientalistas, ONGs, administradores públicos e demais interessados. O Fórum IPTU Verde será das 19 às 22 horas no auditório do CREA, no Alto da Glória.
Eu voltei
Depois do afastamento por licença médica, o vereador Aladim Luciano (PV) retomou ontem os trabalhos na Câmara de Curitiba. O ex-craque do Coritiba pode ser uma das apostas do PV para disputar cadeira na Assembleia em 2010.
FATOS OU BOATOS?
O deputado Mauro Moraes, que recém trocou o PMDB pelo PSDB, dificilmente escapará da cassação por infidelidade partidária. Mesmo que seja afastado do cargo, Moraes, que tem seu eleitorado concentrado em Curitiba, sabe que garantirá o retorno a Assembleia nas eleições 2010 se puder vincular, no material de campanha, seu nome ao do prefeito Beto Richa (PSDB).
FRASE DO DIA
“O governador já fez isso contra o Álvaro Dias e contra o Rafael Greca. O governador tem costume de atacar as pessoas de forma muito deselegante. Ele tenta difamar, mas não tem tido êxito, porque a população sabe que lutamos com seriedade. Mais uma declaração infeliz do governador. Não concordamos em nada com estas brincadeiras de mau gosto. Não ajuda em nada a combater o preconceito. Ele sabe da nossa definição heterossexual”, do deputado Professor Lemos (PT), rebatendo as declarações de Requião, que ontem colocou a orientação sexual do parlamentar em xeque.
RÁPIDAS
Não haverá expediente na Secretaria do TRE-PR, na Central de Atendimento ao Eleitor e nos Fóruns e Cartórios Eleitorais nesta sexta-feira, 30 de outubro. A presidência transferiu o feriado do dia 28 de outubro, dia do servidor público. Por conta disso, os prazos que porventura tiverem início ou término nesse período ficam automaticamente prorrogados para o dia 03 de novembro.***Devido à grande procura pelo serviço de regularização de armas no Paraná, a Campanha Nacional de Recadastramento de Armas estará mais uma vez no Shopping Jardim das Américas para facilitar a vida dos proprietários que buscam a legalidade. Do dia 31 de outubro a 10 de novembro, haverá um stand da campanha que funcionará de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos das 11h30 às 20 horas.