Celso Nascimento/Gazeta do Povo

Faltava um único movimento no tabuleiro das eleições para a prefeitura de Curitiba de 2012 para que fosse declarado o xeque-mate na pretensão do ex-deputado Gustavo Fruet de ser o candidato do PSDB. Não falta mais: o governador Beto Richa se encarregou de deslocar a peça fatal ao declarar à Gazeta do Povo ser contrário à intervenção no diretório municipal tucano.

Sendo contra tal intervenção sob o argumento de que prefere unir seu grupo político, sem causar traumas, Beto desautoriza o presidente estadual da legenda, deputado Valdir Rossoni, que brigava pelo lançamento de Gustado Fruet como candidato próprio, e libera o presidente municipal, verea­dor João Cláudio Derosso, para levar o tucanato curitibano a apoiar candidato de outro partido – no caso, o atual prefeito, Luciano Ducci, do PSB.

Sucessivos comentários publicados nesta coluna ao longo dos últimos 30 dias prenunciavam tal desfecho. Já era evidente desde janeiro a articulação que, em conjunto, fazem o prefeito Luciano Ducci e o verea­dor João Cláudio Derosso na montagem de uma grande aliança que, além de seus respectivos partidos (PSB e PSDB), incluiria legendas menores.

Leia mais