A internet e as redes sociais estão reformulando não só a maneira como interagimos, mas também a maneira que consumimos: trocas, empréstimos e aluguel de produtos são transações que agora podem ser feitas online. Consciência ambiental ou cultural, necessidades financeiras ou circunstanciais, os motivos que unem aquele que quer compartilhar com o que está disposto a pagar pelo uso são diversos, mas  reforçam um tendência de mudança nos modelos de consumo.

Encarando as transformações sociais e buscando reunir clientes e fornecedores através da internet que a plataforma Rent for All  esta propondo fazer a conexão entre pessoas que precisam de determinado objeto àquelas que têm esse objeto, não vão usá-lo e estão dispostas a alugá-lo. O argumento é simples, utilizar o que já está disponível gera menos desperdício, de dinheiro e de espaço, movimenta a economia e os espaços antes inutilizados.

Aliado a isso, a plataforma Rent for All busca estimular o consumo compartilhado de produtos e alimentar uma cultura do bem, que preza pela redução do consumo de resíduos, reutilização de produtos e reciclagem A ideia principal oferecida pela portal é dividir o uso de alguma coisa com outras pessoas, pode ser uma roupa, uma máquina, um apartamento inteiro, um barco ou só um quarto. Beneficia-se quem compartilha e também quem aluga.