Com Folha de SP.
Elie Horn, dono da Cyrela, a maior construtora e incorporadora do país, decidiu doar 60% do seu patrimônio pessoal, estimado em US$ 1 bilhão (R$ 3,9 bilhões), para causas sociais. É o primeiro brasileiro a aderir ao The Giving Pledge (Chamada à Doação, em tradução livre), programa criado em 2010 por Bill Gates e Warren Buffett.
Os americanos, que lideram o ranking mundial da filantropia, incentivam bilionários a destinar pelo menos metade de suas fortunas para investimentos sociais ao longo da vida. “Queria doar 100%”, disse o executivo, ao participar no 4º Fórum Brasileiro de Filantropos & Investidores Sociais, realizado em novembro pelo Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).Ele contou publicamente detalhes sobre o compromisso de doação firmado no fim do ano passado.
“No começo, minha mulher não gostou muito, brigou um pouco, mas depois aceitou”, disse ele, fazendo gargalhar a plateia que lotou o evento ao qual a Folha teve acesso com exclusividade. “Meus filhos também me apoiaram. É uma doação familiar”, prosseguiu o empresário, ao ser questionado sobre a repercussão do gesto entre os três herdeiros.
O casal Elie e Susy Horn foi formalmente anunciado como novos membros do The Giving Pledge em junho, ao lado de outros bilionários da Índia e da Turquia.
Crédito da foto: Divulgação.