Carlos Costa/SMCS/Arquivo
Dois homens com mandado de prisão em aberto, de 20 e de 42 anos, foram presos por guardas municipais do Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO), nesta quinta-feira (16/9). 

A primeira situação foi atendida na Rua Brigadeiro Franco, nas proximidades com a Rua Saldanha Marinho. Em patrulhamento pela região, os guardas encontraram dois indivíduos em situação de vulnerabilidade social e se aproximaram para oferecer apoio. Durante a verificação dos dados, os guardas descobriram que um deles – de 42 anos – estava foragido pelo crime de furto. 

A segunda abordagem foi feita nos arredores da Praça Carlos Gomes, pela Rua Pedro Ivo. Alguns cidadãos relataram aos guardas uma briga entre três pessoas que estaria acontecendo dentro de uma lanchonete, onde um dos envolvidos estaria fazendo ameaças com uma faca. Novamente, durante consulta ao banco de dados, os guardas constataram o mandado de prisão em aberto contra um deles, de 20 anos, pelo crime de tráfico de drogas.

Os dois foram encaminhados à Delegacia de Vigilância e Capturas (DVC). Desde o início do ano, guardas do GPEO recapturaram 74 foragidos da Justiça em meio ao patrulhamento preventivo desenvolvido no Centro. Desde que o grupo especial foi criado, em meados de 2018, esse número totaliza 434 indivíduos com mandado de prisão abordados.