O consultor e fundador da Leão Bravo Gestão Financeira e Empresarial, Leonardo Grisotto, ministrou recentemente palestra sobre  Finanças Pessoais-Como Fazer Seu Dinheiro Render Mais, no auditório da EBS Business School. Trabalhando no segmento de consultoria e treinamentos há mais de 13 anos, Leonardo é administrador, palestrante, especialista em Gestão de Negócios e MBA em Finanças pelo Ibmec, além de atuar como investidor no mercado de capitais. Possui vasta experiência profissional com indústrias, comércios e prestadores de serviços, incluindo pesquisas de campo na Austrália e EUA. Carreira & Cia conversou com o consultor e traz algumas informações sobre o tema.

Qual a motivação o tema educação financeira e como surgiu o empreendimento?
Antes mesmo de iniciar a faculdade de Administração, quando eu ainda morava no interior do Paraná, eu resolvi abrir uma revistaria. Por falta de conhecimento sobre gestão de negócios acabei imobilizando todo o capital e fui à falência. Após sentir esse gosto amargo de ter que fechar a minha microempresa por falta de conhecimento na área, decidi trabalhar com gestão financeira para que outras pessoas não passassem pelos mesmos problemas.

E qual a importância do controle financeiro para uma pessoa ou família?
O controle financeiro é imprescindível para poder manter as contas em dia e também planejar investimentos. Sejam as finanças pessoais de um indivíduo, ou ainda de um grupo, o importante é calcular todas as entradas (receitas) e os gastos (despesas) para então criar um planejamento orçamentário.

Como montar um orçamento pessoal e/ou familiar?
O primeiro passo é mapear toda a movimentação de recursos do indivíduo ou família incluindo as receitas, que nada mais é do que a soma da fonte de renda dos integrantes da família, e as despesas, que englobam os gastos com luz, água, aluguel, IPTU, IPVA, alimentação, etc. Depois de detalhar tudo isso, é importante entender o contexto e verificar se a conta fecha: se as receitas pagam todas as despesas. Caso sim, podemos pensar em algum investimento para fazer esse dinheiro render. Caso não, devemos analisar com cautela onde enxugar os gastos e descobrir onde economizar.
 
O que as pessoas podem esperar dos seus esclarecimentos?
Direcionada para pessoas que querem melhorar a saúde de suas finanças pessoais, a conversa vai abordar entre outros assuntos: A relação entre o indivíduo e o dinheiro; Orçamento pessoal e familiar; Como resolver o problema com as dívidas; Os melhores investimentos para se fazer em 2016; além de diversas dicas práticas e úteis para economizar e fazer seu dinheiro render mais.


Curtas:

*  Livro: O livro dos negócios. Uma obra pesquisada e escrita por uma equipe de especialistas, reúne acadêmicos e autores de livros de negócios. Uma abordagem transversal da infinidade de temas relacionados aos negócios: da conversão de uma ideia em atividade rentável às habilidades de liderança e aos recursos humanos; da gestão financeira às estratégias empresariais;  do marketing à produção e à pós-produção. 352 páginas.
* Pelo segundo ano consecutivo, a Phil Young’s English School apresenta palestra sobre como estudar nos Estados Unidos. O evento, gratuito e aberto ao público, é um tira-dúvidas para quem quer investir no futuro e aperfeiçoar o idioma. A palestra será no dia 18 de março na unidade Ecoville da Phil Young’s (Rua José Izidoro Biazetto, 1070 – Mossunguê). As inscrições podem ser feitas pelo site www.eventick.com.br/palestraphildaytona até o dia 17/03.
*  A Páscoa do Pão de Açúcar deste ano será bem recheada. A rede traz para a data uma seleção única de sabores do Brasil e do mundo – são vários azeites, mais de 800 rótulos de vinhos, bacalhau importado diretamente da Noruega e de Portugal, além de uma seleção dos melhores chocolates e Ovos de Páscoa.


 Frase:

A zona de conforto leva pessoas inteligentes a seguirem conceitos errados
(Autor desconhecido)

 

  

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br