Objetos de mobiliário com design assinado já atingiram o patamar de obra de arte pela sua representatividade e com a fotografia este reconhecimento não é diferente. As imagens sempre tiverem sua valorização no meio da arte e agora passam também a ocupar espaço nas áreas da arquitetura e decoração.
Muito além de espalhar os tradicionais porta-retratos nos ambientes, uma fotografia assinada que ganha destaque em uma sala de estar ou mesmo em um quarto, está longe de ser apenas status, está aliada à necessidade de agregar valor a um projeto.
No Brasil, ainda se percebe uma resistência no reconhecimento de artistas. No entanto, essa realidade vem se modificando pouco a pouco. Identificamos uma carência muito grande nos dois lados do mercado de consumo de fotografia. De um lado os fotógrafos que querem dedicar o seu tempo à produção de imagens, e não à sua comercialização. Do outro, consumidores que desejam comprar imagens diferenciadas e com qualidade, e que estão confusos com a profusão de fotografias que chegam a eles pelas redes sociais, sem apresentar um padrão de excelência”, fala Alexandre F. Nunes, da Move Images, plataforma digital que reúne mais de 30 dos melhores fotógrafos brasileiros.
Algumas dicas devem ser levadas em consideração ao optar pela fotografia na decoração de interiores. Segundo a arquiteta Daniela Barranco, é possível utilizá-las em qualquer ambiente. As imagens podem estar em composição com quadros, objetos ou mesmo só com outras fotos. Podemos direcionar com mais facilidade os tons, os tipos e os tamanhos de trabalhos como quisermos, basta levar em consideração o estilo da decoração, as cores do ambiente e a harmonia entre as dimensões para obter o resultado desejado, explica. Corredores largos e paredes grandes são boas opções para inseri-las.Usar tamanhos diversificados prometem deixar o visual do ambiente mais dinâmico. Vale lembrar ainda que somente fotos não decoram um ambiente por si só. É preciso pensá-las em conjunto com os móveis, iluminação, cores e acessórios. Em contrapartida, não há regras rígidas sobre o uso: coloridas podem compor com fotos em preto e branco ou sépia, podem receber moldura, ou não, tudo depende do gosto e necessidade.
Gerson Lima
DECORNEWS
O mercado de decoração esteve em peso na festa da Base Lojas Associadas. Foram conhecidos os profissionais que irão participar da viagem cultural a Lima, para visitar a Casa Cor Peru, em outubro. Na foto, Luiz Maganhoto, Carla Kiss e Daniel Casagrande.
NENAD
A decoradora Angela Russi assina o projeto de interiores da loja infantil Primo Amore, no Pátio Batel. A profissional apostou na sofisticação das cores neutras e tons de verde, além de mobiliário clássico. Angela também é responsável pelo layout da segunda loja da marca que deve inaugurar em breve no ParkShoppingBarigüi.
A Impermix realiza neste sábado (22), das 9h30 às 11h30, a palestra Coolhunting na decoração: como identificar e descobrir tendências a partir de filmes e revistas, ministrada pelos arquitetos Marcia Campetti e Tiago Campetti. Informações e inscrições pelo telefone 41 3213-2240.