A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) lançou, no dia 5 de junho, o projeto de apoio à Reserva Biológica Bom Jesus (Rebio), localizada entre os municípios de Antonina e Guaraqueçaba. A área com 34.174 hectares de Floresta Atlântica foi criada em 2012 e está sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Com o projeto de apoio, a Rebio terá suas ações de manejo e conservação reforçadas pela SPVS, Instituto Mater Natura e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que aportou os recursos financeiros. Entre as atividades a serem executadas pelas entidades estão: a elaboração de trilhas de monitoramento, de base cartográfica (SIG) para o planejamento das ações de manejo e fiscalização, a execução de mapas temáticos para ações emergenciais, plano de manejo e regularização fundiária e outras.

Mosaico Lagamar
A área está situada no chamado Mosaico Lagamar, região onde ocorrem espécies ameaçadas de extinção, como antas e onças pintadas. Além disso, a porção paranaense do Mosaico sofre pressões constantes de atividades portuárias, empreendimentos de grande porte, pesca predatória, caça e tráfico de animais silvestres, exploração ilegal de palmito, entre outros fatores de risco. O diretor executivo da SPVS, Clóvis Borges, explica que o principal desafio para a gestão da Rebio Bom Jesus é garantir sua proteção nos próximos quatro anos, até que sejam formalizadas equipes para manter a conservação do espaço.

Instituído em 2006, o Mosaico Lagamar é composto por mais de 40 unidades de conservação, que se estendem desde Peruíbe, em São Paulo, até a cidade de Guaratuba no Paraná. O objetivo do Mosaico é a gestão integrada e participativa deste território, fortalecendo as áreas protegidas e as comunidades da região.

Londrina irá debater ICMS da Bicicleta
Depois de Curitiba, será a vez de Londrina debater incentivos fiscais e tributários para o uso da bicicleta. A iniciativa é do deputado estadual, Luiz Eduardo Cheida, idealizador do Programa Ciclo Paraná que está em fase final de elaboração pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O evento acontece no dia 04 de julho de 2014, às 9h30min,nas dependências da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Londrina. A audiência será realizada em parceria com a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu) e contará com a presença de técnicos do governo, fabricantes comerciantes e pequenos empresários de bicicletas, peças e utensílios.

Bosque dos Mundiais
A Prefeitura de Curitiba inaugurou o Bosque dos Mundiais, no bairro Portão, em uma área de mais de 9 mil metros quadrados. O Bosque conta com um portal, pista de caminhada, bancos, parquinho, academia ao ar livre, canchas esportivas e uma área verde com mudas nativas. A placa que nomina a área como Bosque dos Mundiais lembra os campeonatos mundiais de futebol de 1950 e 2014. No local também há placas que retratam as bandeiras dos clubes que jogaram em Curitiba nos dois campeonatos. O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, diz que a intervenção é positiva para auxiliar no cuidado do rios que convergem ali e formam o Rio Formosa – afluente do Rio Barigui .

Oi abre edital de Seleção para projetos socioambientais
O instituto de responsabilidade social da Oi, o Oi Futuro, abriu edital de seleção para organizações sem fins lucrativos, constituídas e legalizadas há pelo menos um ano, para participar do programa Oi Novos Brasis. As inscrições poderão ser feitas até às 17h do dia 15 de julho. O Edital estabelece duas linhas de atuação: desenvolvimento comunitário e ambiente e biodiversidade. O acesso ao regulamento e as inscrições, gratuitas, estão disponíveis no site www.oifuturo.org.br

Projeto recicla esponjas de limpeza doméstica
A lista de itens que podem ser reciclados ganhou mais um elemento: as esponjas de limpeza para uso doméstico. Pensando na quantidade de esponjas que são descartadas anualmente no lixo, a Scotch-Brite se juntou à TerraCycle para criar um sistema de coleta e reciclagem das esponjas: a Brigada de Esponjas Scotch-Brite. Cada esponja enviada para a reciclagem, será doado R$0,02 para uma escola ou organização sem fins lucrativos escolhida por cada participante. Acesse e saiba como participar https://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite.html