Os proprietários de áreas que possuem nascentes protegidas podem cadastrá-las na página na internet do Instituto das Águas do Paraná e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Estes dados deverão ser utilizados, em breve, na implementação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Paraná – ferramenta do programa Bioclima – coordenador pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
O PSA prevê compensar financeiramente agricultores que mantém preservadas áreas de rios, nascentes e mananciais de abastecimento inseridos em suas propriedades. O PSA Água é uma das ferramentas para incentivar a conservação dos recursos hídricos.
Projeto Piloto
O local escolhido para o projeto piloto de Pagamento por Serviços Ambientais da Água será a microbacia do Rio Miringuava, na Região Metropolitana de Curitiba. Nada mais justo do que compensar os proprietários que ajudam a conservar a água que beneficiará toda a população, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Caetano de Paula Junior. O cadastro das nascentes pode ser feito pelos proprietários no endereço: https://www.aguasparana.pr.gov.br/modules/quest/questionarios_visit.php?codigo_quest_selec=3
Google irá financiar projetos sociais brasileiros
Quatro projetos sociais brasileiros venceram o concurso Desafio de Impacto Social Google. Cada um dos projetos ganhadores, anunciados no último dia 08 de maio, receberão R$1 milhão, além de suporte do Google para tirar as ideias do papel. Foi a primeira vez que a multinacional lançou o desafio no Brasil. A pergunta que todas as ONGs concorrentes tiveram de responder foi: Como você poderia usar tecnologia para melhorar seu país e o mundo? Confira os projetos selecionados: Conservação Internacional: O Pesca Mais Sustentável criará um sistema para dar transparência às cadeias de produção e comercialização do pescado e tornar a pesca mais sustentável; Instituto Zero a Seis: por meio de mensagens de celular, o projeto SMSBebê ajudará as mães com orientações para o desenvolvimento pleno das crianças na primeira infância; Meu Rio: Rede Minha Cidade é um projeto que desenvolverá aplicativos para engajar a população em questões relacionadas à política e cidadania e Instituto Geledés: Com seu projeto PLP 2.0.
Obesidade Canina
Não são apenas as pessoas que estão sofrendo de obesidade. A obesidade canina está surgindo como uma espécie de reflexo da vida dos donos dos cachorrinhos – que passam a viver cada vez mais em apartamentos e espaços confinados, com menos atividades ao ar livre. Leve seu cão ao veterinário e peça uma avaliação. A obesidade canina pode trazer consequências graves à saúde do seu bichinho, entre elas, maior risco em cirurgias, pressão aumentada sobre o coração, artrite, diabetes e problemas cardíacos.
Desmatamento sem punição no Brasil
Uma equipe de pesquisadores brasileiros constatou que, pelo menos, 29 milhões de hectares desmatados no Brasil serão esquecidos, como se não houvesse responsáveis pelo ato criminoso. Os resultados da análise do grupo foram publicados na revista científica Science. A anistia desse total de área devastada, que consta no novo Código Florestal, refere-se às florestas destruídas ilegalmente até julho de 2008. Produzido por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais, o artigo afirma que 88 milhões de hectares ainda poderão ser desmatados legalmente. Cabe lembrar que quando o Código Florestal foi aprovado, em 2012. Muitos especialistas criticaram as brechas da nova lei. Saiba mais: https://www.sciencemag.org/content/344/6182/363.summary