O Carnaval está chegando e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná preparou algumas dicas para que as pessoas aproveitem o carnaval com tranquilidade, sem degradar o meio ambiente e os espaços públicos. As dicas valem para quem passará as festas de Carnaval na praia, na cidade ou no campo.

Mais festas, mais lixo
Um dos impactos negativos para o meio ambiente é o aumento no consumo e, consequentemente, na produção do lixo. Latinhas de cerveja, garrafas de água, serpentinas, confetes, adereços, tudo faz com que toneladas de lixo se acumulem até a quarta-feira de cinzas. Além disso, em caso de chuva, se jogado no chão todo, este lixo pode acabar entupindo bueiros e causando problemas mais graves. Então, procure não comprar artigos que representam um grande desperdício e leve sempre uma sacolinha de lixo quando for sair.

Bloco da Limpeza sai às ruas
No Rio de Janeiro, pelo 11º ano consecutivo, o Carnaval será marcado pelo mutirão de voluntários nas praias cariocas conscientizando os banhistas a respeito do microlixo deixado na orla. A campanha Bloco Limpeza 2014 virá com a ala das sacolas de plástico, coletando bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa, palitos e muitos outros detritos descartados incorretamente nas praias do Rio de Janeiro pelos blocos, bandas, trios elétricos e foliões.

No Paraná, bloco da limpeza continua
No Litoral do Paraná  o  bloco da limpeza não estará fantasiado e nem é voluntário. Nas praias paranaenses o time da limpeza continuará uniformizado com a logomarca do Governo do Estado. Até 6 de março, o Instituto das Águas e a Sanepar farão a coleta, o transporte e a destinação final de resíduos sólidos. Outra ação importante é a limpeza das praias  que  inclui a oxigenação da areia, em Matinhos, Guaratuba e Pontal. O trabalho é realizado por oito máquinas que peneram, limpam e oxigenam a areia, eliminando as bactérias. Todas as noites, 62 quilômetros de areias passarão por este processo. Vale lembrar que todos podem contribuir com a limpeza das praias, ruas e avenidas.

Maquiagem e fantasia
Seguindo a linha da sustentabilidade, veja se é possível reutilizar uma fantasia  ou aproveitar peças do seu vestuário. Outra dica bacana é optar pelas linhas de cosméticos ecologicamente corretos que estão super em alta. Os “cosméticos verdes” se diferenciam dos cosméticos tradicionais, pelo fato de que suas formulas não agridem o meio ambiente. As maquiagens orgânicas não possuem aditivos químicos, como conservantes e o melhor, não são testados em animais. Outro benefício, é que as maquiagens ecológicas são hipoalérgicas, não causam irritações na pele e não obstruem os poros, diminuindo assim, a incidência de acne.

Poluição sonora
Em época de Carnaval também é preciso ficar atento a um tipo de poluição muito freqüente: a poluição sonora. Neste período,  é  importante conciliar a música alta que agrada os foliões, com o descanso daqueles que buscam tranqüilidade. Para garantir um ambiente favorável a todos, no Paraná, o Batalhão de Polícia Ambiental é responsável pela orientação e fiscalização das ações relacionadas a poluição sonora. Já os Batalhões de área da Polícia Militar são responsáveis pelo atendimento de denúncias e reclamações de perturbação do sossego. As fontes mais comuns de poluição sonora e perturbação do sossego denunciadas a Polícia são os bares, residências e veículos. A Polícia Militar atende denúncias de perturbação do sossego pelo telefone 190 em todo o Paraná.

Alimentação
O clima de festa que prossegue durante quatro dias de Carnaval, aliado ao calor e a um gasto energético acentuado, pode levar a quadros de desidratação e fadiga. Por isso, alguns cuidados básicos com a alimentação e hidratação são fundamentais para garantir a boa saúde e bastante disposição aos dias de folia no Carnaval.  Confira algumas dicas: faça pelo menos 3 refeições principais durante o dia; evite alimentos gordurosos, frituras e salgadinhos; consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais, sobremesas refrescantes são ótimas opções e beba de 2 a 3 litros de água diariamente. O consumo de sucos de fruta, água de coco e isôtonicos, antes, durante e depois da folia também é recomendado.