
O juiz da 145ª Zona Eleitoral de Curitiba, Marco Vinicius Schiebel, acatou ontem ação do MDB do candidato a prefeito João Arruda, e impugnou outra pesquisa do instituto Opinião sobre a disputa na Capital paranaense. Já é a segunda ação do MDB contra o instituto.
De acordo com a decisão do juiz, a pesquisa é considerada falha por uma série de irregularidades, como usar duas bases de dados para a estratificação do eleitorado (TSE/2020 e IBGE/2010), levantamentos que trazem dados muito diferentes por conta dos dez anos de distância entre um e outro, além de confundir renda individual, na estratificação, e renda familiar, nos questionários para o entrevistado.
“Assim sendo, existindo indícios que a mencionada pesquisa eleitoral não é confiável e pode influenciar os eleitores a votar em determinado candidato, a suspensão da divulgação da mesma se impõe como forma de moralizar a atuação do instituto de Pesquisa e sopitar qualquer tentativa de embaraçar a vontade da pessoa que irá cumprir com o seu dever cívico no dia da eleição municipal”, afirmou o juiz na decisão.
A multa caso o descumprimento é de R$ 50 mil por dia. Com esta decisão, todas as três pesquisas previstas para essa semana foram impugnadas. A do Ibope foi impugnada por uma ação movida pelo Podemos, da candidata Carol Arns, e a Real Time Big Data foi impugnada numa ação movida pelo PDT, do candidato e deputado estadual Goura.