José Fernando Ogura/AEN – Comércio foi setor mais afetado

Curitiba perdeu mais de 39 mil postos de trabalho com carteira assinada entre março e maio deste ano, durante a pandemia do Covid-19. A informação foi publicada hoje pelo coletivo de jornalistas independentes Livre.jor com base em dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com o levantamento, nesses três meses, o saldo negativo entre novos empregos e demissões foi de 39.556 empregos formais. Somente em abril, a capital paranaense perdeu 19 mil empregos formais, segundo os dados do Dieese.

Em junho, o balanço de empregos gerados e demissões foi de empate. Em julho e agosto, houve uma reação e o resultado foi um saldo positivo de 6,5 mil novos empregos. Mesmo assim, a cidade ainda acumula um déficit de 16 mil postos de trabalho formais no período, segundo o Livre.jor.

A maior perda foi no comércio, com déficit de 10 mil empregos. No setor de serviços, o saldo negativo em agosto foi de 6,5 mil postos de trabalho.

A recuperação econômica da cidade e a geração de empregos tem sido um dos principais temas de debate na campanha para prefeito de Curitiba.