
O candidato do MDB à prefeitura de Curitiba, João Arruda, apresentou hoje uma proposta de reestruturação da Linha Verde, com a eliminação dos semáforos e nove obras de intervenções, entre trincheiras e viadutos. “Vamos diminuir o tempo do trajeto de uma hora para 25 minutos. Isso vai impactar de forma positiva na vida dos trabalhadores de Curitiba e da região metropolitana que precisam usar a Linha Verde, de automóvel ou de ônibus. Será um grande avanço para a mobilidade urbana da capital e mais tempo para os curitibanos poderem passar com a família”, explicou ele.
A proposta integra o plano estratégico do MDB para reestruturação e renovação urbana, elaborado pelo arquiteto e urbanista, Luiz Forte Netto. “A Linha Verde, além de ser uma obra que demorou tempo demais para chegar ao estágio atual e ainda não foi concluída, se tornou um gargalo que dividiu a cidade em duas. Precisamos intervir rápido para resolver esse problema e não ficar dormindo no ponto como faz o Ippuc atualmente”, disse João Arruda.
A Linha Verde, uma das vias estruturais da cidade no sentido Norte-Sul, tem 22 quilômetros e vai do Atuba ao Pinheirinho, passando por 23 bairros. “Não possível continuar com tão poucas passagens para pedestres e com os semáforos do jeito que foi feito, prejudica tanto pedestres quanto motoristas. Precisamos de uma Curitiba que integre centro e periferia, mas também entre os próprios bairros, superar essa visão de Curitiba apenas do centro”, completou.
Forte Netto aponta que as obras podem ser realizadas num cronograma de quatro anos, pois a cidade tem experiência com obras estruturais dentro do prazo planejado, diferentemente da Linha Verde. “A média de obras para as transposições tem sido de uma a cada gestão, como ainda serão necessárias nove, no ritmo atual serão necessários 36 anos para realizá-las! O orçamento da prefeitura pode direcionar os recursos necessários para a obra ser realizada em quatro anos, sem necessidade de financiamento. Só depende de vontade política”, destacou o urbanista.