Na premiação de propaganda, o júri foi presidido por Juarez Zaleski (Caixa Filosofal e Clube de Criação do Paraná), o júri esteve formado pelos jornalistas Cicero Lira (PUCPR), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Sílvia Dias (Espaço de Marketing) e pelos profissionais convidados André Dihl (AMPRO-PR/SC), Daniel Coelho (Unimed Curitiba), Hilton Castelo (Universidade Positivo) e Tulio Filho (Blu Comunicação e proDesign>PR).

Foram concedidas 37 medalhas (nove de Ouro, 15 de Prata e 13 de Bronze). As agências premiadas foram: Master Roma Waiteman, Yeah!, OpusMúltipla, TIF, Blu, JWT, Agência Casa, Salsa, TheGetz, Além dos Outdoors/Combi e Intermix.

Com 14 prêmios, a Yeah! conquistou o título de Agência do Ano. A Master Roma Waiteman foi, pela terceira vez consecutiva, a Agência de Maior Desempenho Criativo. Os sócios Thiago Biazetto e Fhabyo Matesick, diretores da TIF, foram eleitos Publicitários do Ano. O Profissional do Ano é o diretor de criação da Master Roma Waiteman em Curitiba, e presidente do Clube de Criação do Paraná, Victor Afonso. O Grande Prêmio de Anunciante do Ano foi para o Grupo Positivo.

A Artelux Produções ganhou o GP de Melhor Desempenho em Produção de Comerciais, e a Jamute Áudio, o de Melhor Desempenho em Produção de Fonogramas. Foram também concedidos Grandes Prêmios para veículos que se destacaram nos últimos 12 meses. A RIC TV Record é o Veículo Eletrônico do Ano. O Veículo Impresso do Ano é o jornal Metro de Curitiba, e a Empresa de Mídia Exterior do Ano é a Elemidia Curitiba. Além disso, a atuação do GPA – Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná pela valorização da área mereceu o GP de Destaque do Ano.

O júri concedeu também cinco Grandes Prêmios de trabalhos em propaganda. O comercial “Poder da Educação”, criado pela Master Roma Waiteman para o Grupo Positivo ganhou o GP de Filme. O Grande Prêmio de Rádio foi para a série “Rock for Babies”, criada pela Yeah! para a Academia de Rock, com produção da Slap. A TIF ganhou o GP de Mídia Impressa com os anúncios “Preconceito”, criados para Jornal de Londrina, do GRPCOM. A ação “Precificador”, elaborada pela Master Roma Waiteman para o Palladium Shopping Center ficou com o GP de Mídia Alternativa, e a “Campanha de Trânsito”, criada pela OpusMúltipla para a Prefeitura de Curitiba, mereceu o GP de Cases e Mídias Integradas do Ano.
O resultado completo do Prêmio Colunistas Propaganda 2013 é o seguinte:

MEDALHAS
ÁREA: FILMES
Categoria: Cultura e Educação
PRATA – “Institucional Lemon”, da OpusMúltipla para Lemon School
BRONZE – “Peixe Vivo”, da Master Roma Waiteman para Editora Positivo
Categoria: Institucional Ou Corporativo
GP – “Poder da Educação”, da Master Roma Waiteman para Grupo Positivo
BRONZE – “320 Anos Curitiba”, da TIF para UTP – Universidade Tuiuti do Paraná
Categoria: Produtos e Serviços Comunitários
PRATA – “Trote”, da Master Roma Waiteman para Governo do Paraná
Categoria: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e De Saúde
PRATA – “Morto”, da TIF para Vet Plus
Categoria: Produtos e Serviços Públicos
BRONZE – Série “Acidentados”, da Master Roma Waiteman para DPVAT
Categoria: Serviços Financeiros e De Seguros
OURO – “Coala”, da JWT para Unimed Londrina

ÁREA: RÁDIO
Categoria: Cultura e Educação
PRATA – Série “Encontre Novas Palavras”, da Master Roma Waiteman para Editora Positivo
Categoria: Produtos e Serviços De Lazer e Recreação
Série “Rock for Babies”, da Yeah! para Academia do Rock
Categoria: Websites, Portais e Serviços Online
PRATA – “Tradução”, da Yeah! para Wise Up

ÁREA: MÍDIA IMPRESSA
Categoria: Bebidas Não-Alcoólicas
BRONZE – Série “Não Pisque”, da Blu para Café Ticiana
Categoria: Cultura e Educação
OURO – Série “Compactados”, da Master Roma Waiteman para Editora Positivo
Categoria: Eletrodomésticos
PRATA – “All-in-one”, da Yeah! para Philco
BRONZE – “Pet Britânia”, da Yeah! para Britânia
Categoria: Meios de Comunicação
GP – Série “Preconceito”, da TIF para Jornal de Londrina
Categoria: Mercado Publicitário
PRATA – Série “Copa CCPR”, da Yeah! para Clube de Criação do Paraná
BRONZE – Série “Caras de Bunda”, da Master Roma Waiteman para Clube de Criação do Paraná
Categoria: Política e Eleições
OURO – Série “Faça Melhor. Monte Sua Chapa”, da Blu para Clube de Criação do Paraná
Categoria: Produtos e Serviços De Lazer e Recreação
OURO – Série “Rock for babies”, da Yeah! para Academia do Rock
Categoria: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e De Saúde
BRONZE – “Posições”, da Yeah! para Unimed
BRONZE – Série “Fôlego Salva”, da Intermix para Academia Be Happy

ÁREA: MÍDIA ALTERNATIVA
Categoria: Varejo De Grande Porte
GP – “Precificador”, da Master Roma Waiteman para Shopping Palladium

ÁREA: WEBSITES
Categoria: Alimentos
PRATA – “Site Família Royal”, da Agência Casa para Mondelez
Categoria: Cultura e Educação
OURO – “Manuscriptagram”, da Master Roma Waiteman para Paulo Coelho
Categoria: Imobiliário
OURO – “Web Site Views Privilege Home”, da Salsa para Grupo Thá

ÁREA: CASES E MÍDIAS INTEGRADAS
Categoria: Institucional Ou Corporativo
BRONZE – “Gazeta do Povo – Política Cidadã”, da TheGetz para Gazeta do Povo
Categoria: Produtos e Serviços Comunitários
GP – “Campanha de trânsito”, da OpusMúltipla para Prefeitura de Curitiba

Categoria: Produtos e Serviços Públicos
PRATA – “Curitiba 320 anos”, da Master Roma Waiteman para Prefeitura de Curitiba
Categoria: Varejo De Grande Porte
PRATA – “Campanha Halloween”, da OpusMúltipla para Shopping Mueller

ÁREA: APRESENTAÇÕES ESPECIAIS
Categoria: Melhor Aproveitamento de Patrocínio
OURO – “Telejornais no escuro”, da Master Roma Waiteman para Copel
Categoria: Melhor Aproveitamento da Mídia Exterior
BRONZE – Série “Presentes pra vida toda”, da TIF para Big Ben
BRONZE – Série “Comece Bem Seu Dia Com Café Bom Jesus”, da Além dos Outdoors/Combi para Melitta do Brasil
Categoria: Melhor Aproveitamento da Mídia Mobile
OURO – “Rock Clock”, da JWT para 91 Rock
Categoria: Ação de Comunicação em Rede Social
OURO – “App Sorrisos”, da Agência Casa para Magazine Luiza
PRATA – “Salve o Rock”, da Yeah! para Academia do Rock
BRONZE – “Segunda Mãe”, da Yeah! para You Move

ÁREA: TÉCNICA
Categoria: Trilha de Filme
PRATA – “John Lennon da Silva”, da Yeah! para Wise Up
Categoria: Direção de Arte em Peça Publicitária Gráfica
PRATA – “Copa CCPR”, da Yeah! para Clube de Criação do Paraná
Categoria: Ilustração em Peça Publicitária Gráfica
PRATA – “Submarino”, da Yeah! para Wise Up Offshore
BRONZE – “Lendas”, da Yeah! para Instituto Superar
Categoria: Fotografia em Peça Publicitária Gráfica
PRATA – “Secador”, da Yeah! para Wise Up