Os felinos também são atingidos pela Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Saiba como a Aids Felina se manifesta nos gatos e se é transmitida para humanos em entrevista com as médicas veterinárias e professoras da PUCPR, Carolina Cavalcante e Kung Darh Chi.
– O que é a Aids Felina? Existe alguma semelhança com a Aids humana?
A “AIDS” felina é causada, principalmente, pelo vírus da FIV ou Feline immunodeficiency virus, um lentivirus que é subgrupo do retrovírus ao qual pertence o vírus HIV humano. Embora ambas as doenças sejam imunodeficiência adquirida, o vírus da FIV atinge apenas felídeos, isto é, do gatinho doméstico ao leão das savanas. Nenhuma outra espécie é afetada.
– Quais os sintomas da doença?
Os sintomas são inespecíficos e incluem febre, perda de peso, redução do apetite, aumento dos linfonodos, diarreia, gengivite, estomatite, sinais neurológicos, oftálmicos, dermatológicos, além de infecções respiratórias e renais.
– Como é a transmissão entre felinos? Atinge humanos?
A doença é transmitida via saliva por meio de mordedura e arranhadura em brigas entre machos por disputa de território ou de fêmeas. Pode ocorrer também transmissão intra-uterina da gata para os fetos. Desta forma, recomenda-se a castração tanto de machos quanto de fêmeas. O vírus não é transmitido para humanos, mesmo por arranhaduras ou mordeduras.
– Existe tratamento ou cura? Já existe vacina?
Existe a vacina, mas não é recomendada, pois leva a reação positiva em testes sorológicos o que dificulta o diagnóstico da doença.
– Qual a expectativa de vida de um gato com esta doença?
A expectativa de vida dos gatos varia se ele é ou não domiciliado. Se o gato apresentar a “Aids felina” a expectativa de vida varia de 2 a 6 anos dependendo das manifestações clinicas e das complicações apresentadas.