O Dia de Finados faz relembrar e prestar homenagens aos mortos. Uma pausa para a reflexão e saudade. E não é só de gente que lembramos. Nossos amados bichinhos que se foram, com certeza, estarão mais vivos em nossas lembranças nesta data.
Fiz esta entrevista, em abril, e sei lá porque motivo nunca a publiquei. A história de um senhor que pediu para ter as cinzas misturadas ao seu cachorro me emocionou. Só quem realmente ama um bichinho, pode ter ideia da importância deles.
O serviço de cremação de animais é cada vez mais procurado. Pode ser individual e coletivo. Alguns optam por manter as cinzas guardadas e outros por espalhá-las pelo local preferido do animal. Em alguns casos, é feita até mesmo uma cerimônia de adeus. Semelhante a um velório. Não nos cabe julgar. Cada um sabe a dor que tem e melhor forma de atenuá-la.
Saiba como funciona o serviço de cremação de animais. Confira a entrevista feita com o Pet World Crematório de Animais.
– Como é a contratação do serviço? O que é oferecido?
Pet World: A família pode escolher entre o procedimento coletivo ou individual. Alguns escolhem apenas a remoção e a cremação, outros não abrem mão da despedida na própria Pet World com direito a velar o amigo.
– Qual o custo médio de cremação (individual/coletiva)? São baseados no peso do animal?
Pet World: O custo da cremação no Pet World varia de R$ *130,00 a R$ 650, no caso de porte gigante, incluindo em ambos, os serviços de remoção e cremação a ser definido pela família. Os valores variam. *preço informado em abril
– O que é feito com as cinzas?
Pet World: As urnas são entregues apenas nos casos de cremação individual, pois no procedimento coletivo, as cinzas são depositadas nos jardins e na área verde de nosso crematório.
– Tem algum tipo de cerimônia antes da cremação? Os donos acompanham?
Pet World: Algumas famílias não abrem mão da despedida. De estar mais uma vez com o amigo. Levam flores, os brinquedinhos e fotos. Fazem oração. Alguns ficam até o final do procedimento para retornar com o amigo para casa, outros já esperam apenas a despedida e durante o procedimento voltam para casa e aguardam a nossa chegada para receber a urna com as cinzas.
– Qual costuma ser o destino das cinzas dos animais?
Pet World: A maioria deixa guardada num cantinho especial que lembra o amiguinho em casa…. alguns levam para o mar, outros colocam no jardim de casa, ou num lugar onde marcou a história daquele amigo…..um cliente que tivemos em Santa Catarina, guardou as cinzas do amigo, pois quando morresse (o senhor já estava com 97 anos) pediu para que as cinzas de seu amiguinho fossem misturadas às suas dispensadas no mar próximo à um povoado açoriano em Florianópolis, onde o senhor nascera.Seu pedido foi atendido pela família e eles foram colocados juntos ao mar numa cerimônia realizada com todos da família.Foi muito lindo!
– O serviço é para quais animais?
Pet World: Nós já cremamos calopsitas, coelhos, porquinhos da India, papagaios, até cavalos e suínos de estimação, cães e gatos….não importa a forma ou espécie, o amor fala mais alto e aquele serzinho que faz bem à alguém, merece nosso respeito e carinho!
Leia mais: https://www.facebook.com/petworldcrematorio